Goleiro revelado por clube paranaense quebra recorde mundial

Fábio, do Fluminense, pode se tornar atleta com mais jogos na história. Ele surgiu no União Bandeirante

Folhapress, editado por Silvio Rauth Filho
O goleiro Fábio, do Fluminense e ex-União Bandeirante

O goleiro Fábio, do Fluminense e ex-União Bandeirante (Crédito: Divulgação/Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

O goleiro Fábio, do Fluminense, se tornou o atleta de futebol com mais partidas disputadas na história. O arqueiro alcançou o recorde neste sábado (16), contra o Fortaleza.

O goleiro Fábio completou 1.390 jogos disputados na carreira neste sábado, igualando a marca do goleiro inglês Peter Shilton, que disputou duas Copas do Mundo. Foi Shilton quem disputou a bola e sofreu o gol histórico de Maradona na Copa de 1986, que ficou eternizado como ‘a mão de Deus’.

Futebol paranaense

Nascido em Nobres (MT), Fábio começou a carreira no União Bandeirante, de Bandeirantes (PR). Chegou a jogar o Mundial Sub-17 com a seleção brasileira em 1997, quando atuava no futebol paranaense. Em 1998, foi emprestado ao Athletico Paranaense, mas não chegou a entrar em campo.

Atuou no Vasco de 2000 a 2004. E no Cruzeiro, de 2005 a 2021. Está no Fluminense desde 2022.

Fundado em 1964, o União Bandeirante encerrou suas atividades no futebol profissional em 2006.

Recorde

Fábio foi titular na meta do Fluminense neste sábado (16), no confronto de tricolores contra o Fortaleza, no Maracanã, e igualou o recorde. Nas próximas rodadas, Fábio pode se isolar como o atleta com mais jogos disputados na história do futebol.

Aos 44 anos, segundo contagens oficiais, Fábio soma 1.389 partidas no total, sendo 976 pelo Cruzeiro, 233 pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante.

Guinness

Já os números de Shilton são chancelados pelo Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro em seu site oficial, e o IFFHS, principal instituto de registro estatístico do futebol.

A lista de atletas com mais jogos na história do futebol ainda conta com outro brasileiro: Rogério Ceni, com 1265 jogos por Sinop-MT, São Paulo e seleção brasileira. O goleiro tcheco Frantisek Plánicka e Cristiano Ronaldo completam o top 5, com o português sendo o único ‘intruso’ entre quatro goleiros.