Tiago Nunes
Tiago Nunes (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

O técnico Tiago Nunes, 44 anos, concedeu uma entrevista polêmica para a ESPN do Chile. Atual treinador do Universidad Católica, ele desafiou Pep Guardiola a comandar uma equipe sul-americana, desprezou os jogadores ingleses da Premier League e fez uma declaração ao Brasil.

“Gosto de ver o futebol de verdade. E o futebol de verdade é o sul-americano. Gosto de ver o Campeonato Mexicano, os campeonatos da América do Sul. Não é que os outros lugares sejam (futebol) de mentira. Mas é um mundo de conto de fadas, onde tudo funciona, tudo é lindo”, declarou o técnico, que conquistou cinco títulos com o Athletico Paranaense em 2018 e 2019 (Copa do Brasil, Sul-Americana, dois Paranaenses e uma Suruga).

“A Premier League é incrível, mas só tem estrangeiros jogando lá e não ingleses. E ver a seleção da Inglaterra é terrível. Por isso, eu gosto de ver os torneios que estão mais próximos de mim, que posso me sentir mais identificado com os jogadores, os treinadores”, disse. Com a declaração, o treinador demonstrou não acompanhar a competição inglesa. Entre os dez melhores da Premier League 2023/24 no ranking WhoScored, estão cinco ingleses: o ponta Saka (Arsenal), os meias Phil Foden (Manchester City), Cole Palmer (Chelsea) e Eze (Crystal Palace) e o volante Rice (Arsenal).

O vice-artilheiro da Premier League 2023/24 foi Palmer, com 22 gols em 34 jogos. Ele também foi o jogador com mais participações diretas em gols (total de 33), seguido pelo norueguês Haaland (32) e pelo inglês Watkins (32).

Tiago Nunes também desafiou Guardiola. “Eu adoraria ver o Guardiola comandando um time na Libertadores contra o Bolívar em La Paz, ou Binacional nos 4 mil metros de altitude, ou Rosário Central ou o Boca Juniors na Bombonera. Para mim, seria incrível. Lá (na Europa), os jogadores estão muito calmos, muito tranquilos, tudo funciona. Eu adoraria de ver esse tipo de competição. Mas nunca vai acontecer. Sou brasileiro, amo meu país, mas me sinto mais sul-americano”, completou o treinador, que soma seis vitórias em oito jogos desde que assumiu a Universidad Católica, quarta colocada do Campeonato Chileno.