O gol do zagueiro Manoel contra o Cruzeiro na última quarta-feira foi o 14º dele com a camisa do Atlético. É o defensor com melhores números ofensivos no atual elenco, mas é o 2º na relação dos últimos dez anos. Danilo, hoje na Udinese, da Itália, fez 17 gols em 220 partidas entre 2005 e 2008.
Manoel está empatado com outro zagueiro artilheiro, Antonio Carlos, que marcou 14 gols pelo Furacão em 86 partidas entre 2007 e 2009. Hoje o jogador defende o Botafogo. Manoel já disputou 207 jogos pelo time profissional rubro-negro. Os dados consideram apenas competições oficiais – não incluem amistosos e competições amistosas, como a Marbella Cup, por exemplo.
Entre os zagueiros artilheiros do Atlético, Manoel é o mais baixo dos últimos dez anos, com apenas 1,81 m de altura. Dos 14 gols, dez foram marcados de cabeça. Os outros quatro ocorreram em chutes dentro da área. Já Antonio Carlos tem 1,83 m de altura e fez dez gols de cabeça pelo Furacão. Outros três ele marcou cobrando faltas.
Manoel foi revelado nas categorias de base do Atlético e promovido ao profissional em 2009. No seu primeiro ano no grupo principal, disputou 29 jogos e não marcou gol. Em 2010, teve sua melhor marca ofensiva, com cinco gols (três no Brasileirão e dois no Paranaense) em 56 partidas. Em 2011, fez três gols em 56 jogos. Em 2012, mais três gols em 62 partidas. Em 2013, marcou gols em três jogos consecutivos. No total do ano, já disputou cinco partidas.
Zagueiros artilheiros
Gols dos zagueiros do Atlético entre 2003 e 2013
Danilo 17
Antonio Carlos 14
Manoel 14
Rhodolfo 12
Chico 9
Marcão 9
Paulo André 8
Rogério Corrêa 7
Rafael Santos 6
Obs: Chico jogou também como volante e Marcão, como lateral-esquerdo
Na Baixada
Escalação
O lateral-direito Léo e o meia Everton, que saíram lesionados durante o jogo com o Cruzeiro, são dúvidas na escalação do Atlético para o jogo com o Flamengo, no sábado, em Joinville. Para o lugar de Léo, as opções são Jonas e Derley. Para a vaga de Everton, as alternativas são Paulo Baier, Fran Mérida e Marcos Guilherme. Caso o técnico Ricardo Drubscky decida jogar no 4-2-3-1, até Douglas Coutinho vira opção para o lugar de Everton. O meia Elias segue em recuperação de lesão no pé esquerdo.
A provável escalação para sábado é Weverton; Léo (Jonas), Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe e Everton (Mérida); Ederson e Marcão.
Ingressos
A venda de ingressos para o jogo de sábado, em Joinville, começou nessa quinta-feira em dois locais: no Espaço Sócio Furacão (na Rua Petit Carneiro,190, em Curitiba) e na Arena Joinville. O preço é R$ 100 para as duas torcidas. Os sócios do Atlético começaram a retirada de ingressos na quinta-feira. São 13.500 lugares no estádio em Joinville. Foram reservados 8.500 para os atleticanos e 5.000 para os flamenguistas.