Marcelo Cirino volta ao Athletico e aumenta concorrência no setor ofensivo

Silvio Rauth Filho

Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak - Marcelo Cirino comemora gol pelo Athletico

O atacante Marcelo Cirino, 30 anos, está de volta ao Athletico Paranaense. O jogador deixou o Bahia na semana passada, após ataque de torcedores ao ônibus da equipe, que deixou feritos o goleiro Danilo Fernandes e o lateral Matheus Bahia. Nessa segunda-feira (dia 7), Cirino chegou ao CT do Caju para passar por exames e assinar com o clube paranaense.

Assim que for confirmado, o jogador passa a enfrentar a concorrência no setor ofensivo do clube. Cirino passou a maior parte da carreira atuando na ponta-direita, mas também jogou como centrovante e também na esquerda nas temporadas 2018 e 2019, com o técnico Tiago Nunes. Naquele período, o Furacão ganhou a Copa Sul-Americana 2018 e a Copa do Brasil 2019.

Se jogar como centroavante, Cirino vai disputar posição com Pablo, Matheus Babi (em fase final de recuperação), Rômulo e Bissoli.

Caso seja usado nas pontas, a disputa será com Terans, Marlos, Cuello, Vitor Bueno, Carlos Eduardo, Jader, Daniel Cruz, Julimar, John Mercado e Davi Araújo. Alguns desses jogadores — como Terans, Marlos e Jader — também atuam como meias ofensivos centralizados. Outra opção para as pontas seria Reinaldo, ele sofreu lesão no joelho e vai precisar de seis meses de recuperação.

ESQUEMA TÁTICO
Em 2022, o técnico Alberto Valentim usou o 4-4-2 para defender e o 3-4-3 para atacar nos dois jogos contra o Palmeiras. No último jogo, Terans e Pablo eram os dois jogadores mais avançados. Contra o Coritiba e o Rio Branco, porém, o treinador usou variações do 4-1-4-1 e do 4-2-3-1 como base. Portanto, ainda é cedo para saber qual será o formato da equipe para 2022.

HISTÓRIA
Marcelo Cirino foi revelado nas categorias de base do Athletico. Em 2009, participou da campanha do vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores, junto com o goleiro Santos, o zagueiro Manoel, o volante Fransergio e o técnico Marquinhos Santos. Estreou como profissional naquele mesmo ano, em 2009. Defendeu o clube até 2014. Atuou por Flamengo, Internacional e Al-Nasr (EAU) de 2015 a 2018. Voltou ao Furacão em 2018 e ficou até 2019. Somando as duas passagens pelo Athletico, Cirino tem 50 gols em 217 jogos. Em seguida, jogou por Chongqing Dangdai (China) e Bahia.