Modificado, Athletico enfrenta tabu contra o lanterna em Chapecó

Silvio Rauth Filho

Franklin de Freitas - Abner: lateral volta ao time para enfrentar a Chapecoense

O Athletico Paranaense enfrenta a Chapecoense nesta quarta-feira (dia 13) às 19 horas, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é um confronto de extremos. De um lado, o Furacão joga para se aproximar do G6 (grupo de classificação para a Libertadores 2022) e vem motivado pelo desempenho nas competições eliminatórias (semifinalista da Copa do Brasil e finalista da Copa Sul-Americana). Já a equipe catarinense vem quebrando recordes negativos com a campanha pífia na edição 2021.

A partida não será transmitada por TVs nacionais (nem aberta, nem paga, nem pay-per-view e nem streaming).

Se o momento é totalmente favorável ao Athletico, a história pesa a favor da Chapecoense. O clube catarinense nunca perdeu como mandante para esse rival. Em oito jogos em Chapecó, o Furacão amargou três derrotas e arrancou cinco empates.

Para quebrar o tabu, o técnico Alberto Valentim pode contar com a volta do lateral-esquerdo Abner, recuperado de desgaste físico. A baixa é o lateral-esquerdo Nicolas, com desgaste. O treinador levou força máxima para Chapecó, mas pode começar com alguns titulares no banco, devido ao desgaste provocado pela maratona de jogos. No domingo, o time volta a Curitiba para enfrentar o Fluminense.

O esquema tático deve ser o mesmo das últimas seis partidas, com o 5-2-3 para defender e o 3-4-3 para atacar.

ADVERSÁRIO
A Chapecoense está na lanterna e ainda não venceu em casa no Brasileirão 2021. Foram quatro empates e oito derrotas como mandante. Já o Athletico soma quatro vitórias, nenhum empate e oito derrotas como visitante.

O time catarinense somou apenas 12 pontos em 25 rodadas – somente uma vitória – e tem 99,9% de risco de rebaixamento, segundo o site Chancedegol. Está a 16 pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o 16º colocado.

Para o duelo de hoje, o técnico Pintado não vai contar com o meia Denner, 21 anos. O jogador pertence ao Athletico, está emprestado e tem cláusula contratual vetando sua escalação contra o clube de origem.

CHAPECOENSE x ATHLETICO
Chapecoense: João Paulo; Matheus Ribeiro, Ignácio, Jordan e Mancha; Moisés Ribeiro e Renê Júnior; Geuvânio, Mike e Lima; Bruno Silva. Técnico: Pintado
Athletico: Santos; Marcinho (Khellven), Pedro Henrique (Lucas Fasson), Thiago Heleno, Zé Ivaldo (Nico Hernández) e Abner; Richard (Christian) e Erick (Cittadini); Nikão (Carlos Eduardo), Terans (Pedro Rocha) e Mingotti (Renato Kayzer). Técnico: Alberto Valentim
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Local: Arena Condá, em Chapecó, às 19 horas

OS CONVOCADOS
Pelo Athletico para o jogo deste sábado
Goleiro: Santos e Bento
Zagueiro: Thiago Heleno, Lucas Fasson, Nico Hernández, Pedro Henrique e Zé Ivaldo
Lateral-direito: Khellven e Marcinho
Lateral-esquerdo: Abner, Márcio Azevedo e Pedrinho
Volante: Christian, Erick e Richard
Médio-centro: Cittadini
Meia: David Terans
Ponta: Carlos Eduardo, Nikão, Pedro Rocha
Centroavante: Bissoli e Renato Kayzer, Mingotti