Canobbio (Crédito: Robson Mafra)

O ponta Canobbio se apresentou nessa segunda-feira (dia 13) à seleção do Uruguai. O jogador do Athletico Paranaense foi convocado pelo técnico Marcelo Bielsa para mais duas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Uruguai enfrenta a Argentina na quinta-feira (16), às 21 horas, em Buenos Aires. Na terça-feira (21), recebe a Bolívia às 20h30 em Montevidéu.

O Campeonato Brasileiro está paralisado por causa dessa nova Data Fifa. O Athletico só volta a jogar no dia 25 de novembro (um sábado), contra o Vasco, na Arena da Baixada.

A convocação de Bielsa marca o retorno de Luis Suárez, do Grêmio e ex-Barcelona, à seleção uruguaia. Ele não era chamado desde a Copa do Mundo de 2022. Ele é o maior artilheiro da história do Uruguai, com 68 gols marcados em 137 jogos.

CANOBBIO
Canobbio, 25 anos, soma oito jogos e um gol pela seleção do Uruguai. A estreia dele pela equipe nacional foi em janeiro de 2022, na vitória contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, ainda sob o comando do técnico Diego Alonso. Ele foi convocado para a Copa do Catar, no ano passado, e entrou nos 10 minutos finais da vitória sobre Gana. Em 2023, o Uruguai trocou de técnico e apostou em Marcelo Bielsa, que vem convocando Canobbio para amistosos e jogos das Eliminatórias.

Em 2023, Canobbio é um dos destaques do Athletico, com seis gols e nove assistências em 52 jogos. Começou o ano como extremo (meia ofensivo pelo lado do campo) no esquema tático 4-2-3-1. Depois, também foi utilizado como segundo volante em alguns jogos, no 5-3-2 adotado pelo técnico Wesley Carvalho. Com a mudança para o 3-4-3, o uruguaio passou a ser o ala pela esquerda – o argentino Cuello é o ala da direita.

A CONVOCAÇÃO
Goleiros
: Sergio Rochet (Internacional), Franco Israel (Sporting) e Santiago Mele (Atlético Junior)
Defensores: Ronald Araújo (Barcelona), José Maria Giménez (Atlético de Madrid), Sebastian Cácares (América-MEX), Matías Viña(Sassuolo), Bruno Méndez (Corinthians), Varela (Flamengo) e Mathías Olivera (Napoli)
Meiocampistas: Manuel Ugarte (Paris Saint-Germain), Rodrigo Bentancur (Tottenham), Federico Valverde (Real Madrid), Felipe Carballo (Grêmio), Canobbio (Athletico-PR), Nicolás de la Cruz (River Plate) e Giorgian De Arrascaeta (Flamengo).
Atacantes: Facundo Pellistri (Manchester United), Maximiliano Araújo (Toluca), Facundo Torres (Orlando City), Cristian Olivera (Los Angeles FC), Federico Viñas (Leon), Darwin Núñez (Liverpool) e Luis Suárez (Grêmio).