
O atacante Juninho, 27 anos, brilhou em um dos jogos mais surpreendentes da temporada 2023/24 do futebol europeu. Nessa quinta-feira (dia 14), ele marcou um gol pelo Qarabag contra o Bayer Leverkusen, na Alemanha, na partida de volta das oitavas de final da Liga Europa. No jogo de ida, em Baku, houve empate em 2 a 2, também com um gol de Juninho.
Nessa quinta-feira, o ponta marroquino Zoubir (32 anos, ex-Lens-FRA) abriu o placar para o time do Azerbaijão aos 13 minutos do 2º tempo. E Juninho ampliou aos 22 do 2º. Pouco antes, aos 18 do 2º, o Qarabag teve um jogador expulso. Mesmo assim, segurou o ímpeto do Leverkusen até os acréscimos. Com o placar de 2 a 0, a equipe eliminaria o Bayer, avancaria para as quartas de final e derrubaria o maior invicto da europa.
O holandês Frimpong reduziu para 2 a 1 aos 27. O empate alemão só veio com tcheco Schick, aos 47. O placar levaria o jogo para a prorrogação. Só que o gol da classificação do Leverkusen saiu aos 52, com o mesmo Schick. Vitória por 3 a 2 e vaga garantida para a equipe alemã nas quartas de final da Liga Europa.
Comandado pelo técnico Xabi Alonso, o Bayer Leverkusen é o maior invicto do futebol europeu, com 32 vitórias e cinco empates na temporada 2023/24. A última derrota da equipe alemã ocorreu em maio de 2023, na última rodada da Bundesliga na temporada 2022/23. O Leverkusen lidera o campeonato nacional, com dez pontos de vantagem em relação ao Bayern Munich.
Juninho
Revelado na base do Athletico, Juninho começou jogando como ponta e estreou como profissional em 2016. Naquele ano, foi usado pelo técnico Paulo Autuori em 11 partidas (duas como titular). Foram sete partidas pelo Brasileirão e quatro pela Copa do Brasil. Não fez gols ou deu assistências.
Em 2017, foi emprestado ao Brasil de Pelotas e atuou na Série B. Ao 2018, jogou por empréstimo no Grêmio Novorizontino e no Figueirense. Em 2019, só foi utilizado pelo Athletico em uma partida do Paranaense e, em seguida, acabou novamente emprestado, mas dessa vez para o Vila Nova.
Em 2020, Juninho foi cedido ao Estoril Praia, onde conseguiu se destacar na segunda divisão portuguesa, com seis gols e três assistências em 24 partidas. O vínculo com o Athletico acabou em 2020, quando o jogador assinou com o Chaves, de Portugal. Somou 13 gols e duas assistências em 82 jogos em três temporadas pelo clube.
Comprado por 450 mil euros
Em julho de 2023, o Qarabag resolveu pagar 450 mil euros por Juninho. No clube do Azerbaijão, passou a ser usado como centroavante e virou artilheiro, com 23 gols em 42 jogos. Ele soma quatro gols em dez jogos na Liga Europa 2023/24.
Qarabag
Dez vezes campeão do Azerbaijão, o Qarabag vem conseguindo boas campanhas em competições europeias nas últimas temporadas. Chegou à fase de grupos da Liga Europa em oito das últimas dez edições. Em 2017/18, conseguiu a façanha de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Elenco
Além de Juninho, o Qarabag conta com o volante Júlio Romão, 25 anos, outro jogador revelado na base do Athletico. Ele nunca chegou a atuar profissionalmente pelo Furacão e, no seu primeiro ano depois da base, acabou emprestado para a Ponte Preta. Ele se destacou pelo Santa Clara, de Portugal, antes de chegar ao Azerbaijão.