O técnico Antonio Lopes faz hoje seu 100º jogo no comando do Atlético. A partida será às 20h30, contra o Bahia, em Salvador, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Aos 70 anos, o treinador tem uma série de recordes pelo clube e na história da competição.
Lopes é o técnico com mais jogos pelo Atlético em Brasileiros, com 77 partidas. Ele superou em 2011 a marca que era de Vadão, com 74 partidas. O Delegado também é quem comandou o clube em mais edições da competição – foram cinco (2000, 2005, 2007, 2009 e 2011).
Na história do Campeonato Brasileiro, iniciado em 1971, Antonio Lopes é o técnico que participou de mais edições, com 23. É o 2º com mais jogos, com 481, atrás apenas de Vanderlei Luxemburgo, com 558. Em número de vitórias, o Delegado é o 4º colocado, com 183, atrás de Luxemburgo (269), Emerson Leão (187) e Muricy Ramalho (184).
A quinta passagem de Lopes pelo Atlético começou há 20 dias. Foram quatro jogos. Sofreu uma derrota na estreia e agora soma três jogos sem perder (dois empates em casa e uma vitória fora).
No total dos 99 jogos com o Atlético, Lopes soma 38 vitórias, 31 empates e 30 derrotas – 49% de aproveitamento.
Na 100ª partida, hoje à noite, faz um confronto direto na luta contra a degola. O Bahia, com 27 pontos, está na 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento. O Atlético é o 18º, com 23 pontos.
Para escalar o time para hoje, Lopes tem problemas. Ele não conta com Madson e Marcinho, contundidos. Mas terá de volta o volante Marcelo Oliveira, recuperado de lesão, e o atacante Guerrón, que cumpriu suspensão. No ataque, fica a dúvida para quem formará a dupla com o equatoriano. As opções são Rodriguinho, Nieto, Santiago García e Edigar Junio. No treino de ontem, García foi titular.
EM SALVADOR
Bahia: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Danny Morais e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder e Carlos Alberto (Lulinha); Jones e Souza. Técnico: Joel Santana
Atlético: Renan Rocha; Edílson, Manoel, Rafael Santos e Héracles; Deivid, Renan Foguinho, Marcelo Oliveira e Paulo Baier; Guerrón e Santiago García. Técnico: Antonio Lopes
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador, às 20h30
Robston
O volante Robston, 29 anos, trocou o Atlético pelo Sport, 5º colocado da Série B. O jogador, que pertence ao Atlético-GO, estava emprestado ao clube paranaense desde março. Nesse período, disputou 20 jogos, não marcou gols, nem fez assistências.