O zagueiro Aguirre, do Athletico
O zagueiro Aguirre, do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/Duda Matoso)

O Athletico enfrenta o Remo nesta quinta-feira (dia 9) às 21h35, em Belém, pela 31ª rodada da Série B. Com 48 pontos, o time paranaense joga para tentar se manter no G4. A equipe paraense tem 45 pontos e luta para voltar à briga pelo acesso.

O jogo terá transmissão por Desimpedidos (canal gratuito no Youtube), Disney+ (streaming pago), ESPN (TV paga) e Rede TV (TV aberta).

Fator campo

Entre os 20 clubes, o Athletico é o 2º melhor visitante da Série B, com 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas fora de casa, atrás apenas do Coritiba. Já o Remo é o 12º entre os mandantes, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em casa.

Nas últimas 5 partidas em casa, o Remo amargou três derrotas e um empate – e conseguiu apenas uma vitória (4 a 2 no CRB).

Desfalques

O novo desfalque no Athletico é o zagueiro Léo, expulso na derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO, Goiânia. Ele cumpre suspensão automática. Seguem fora, em recuperação, os pontas Isaac e Julimar, o lateral-esquerdo Esquivel e o zagueiro Carlos Terán.

O meia João Cruz, do Athletico e da seleção brasileira sub-20
O meia João Cruz, do Athletico e da seleção brasileira sub-20 (Crédito: Divulgação/Rafael Ribeiro/CBF)

Novidades

As novidades na delegação em Belém são o meia João Cruz e o lateral-esquerdo Léo Derik. Eles estavam com a seleção brasileira sub-20.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3 como base. No último jogo, Benavídez e Fernando atuaram nas laterais. Agora, Léo Derik pode entrar na esquerda.

Os zagueiros foram Aguirre (centro), Arthur Dias (direita) e Léo (esquerda). Arthur Dias é canhoto e deve voltar ao lado esquerdo da defesa. Com isso, abre uma vaga para o lado direito. A principal opção é Belezi. Outra alternativa é a entrada de Madson por ali – o lateral-direito já jogou como zagueiro em outras ocasiões.

WhatsApp Image 2023-07-29 at 17.01.55 (1)
Madson: possível novidade na equipe (Crédito: Robson Mafra)

Meio-campo

O meio-campo deve seguir com Patrick e Zapelli centralizados. O desgaste físico, porém, pode provocar alterações. Com isso, os volantes Raul e Felipinho têm chances. O meia Dudu Kogitzki é outro que disputa vaga por ali ou na ponta-esquerda.

Ataque

O trio de ataque foi formado por Mendoza (direita), Viveros (centro) e Luiz Fernando (esquerda) no último jogo. Dessa vez, a tendência é de Leozinho na direita.

Mudança de esquema

É pouco provável que Odair altere o esquema tático para algo mais convencional, como o 4-2-3-1. Ele raramente usou esse formato desde que chegou ao Athletico.

  • REMO x ATHLETICO
  • Remo: Marcelo Rangel (Ygor Vinhas); Marcelinho, Klaus, Kayky Almeida e Jorge; Luan Martins, Caio Vinícius e Jáderson; Diego Hernández, Nicolás Ferreira e João Pedro. Técnico: Guto Ferreira
  • Athletico: Santos; Benavídez, Belezi (Madson), Aguirre, Arthur Dias e Léo Derik (Fernando); Zapelli e Patrick (Felipinho); Leozinho, Viveros e Luiz Fernando (Dudu Kogitzki). Técnico: Odair Hellmann
  • Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
  • Local: Baenão, em Belém (PA), às 21h354
  • TV: Desimpedidos, Disney+, ESPN e Rede TV