
O Athletico Paranaense anunciou nessa quinta-feira (dia 30) a contratação do goleiro Santos, 34 anos. O jogador chega do Fortaleza, por empréstimo.
Santos passou 2024 na reserva de João Ricardo, 34 anos. Só atuou em quatro partidas em todo ano – a última foi em abril, pela Copa do Nordeste.
No Athletico, Santos chega para disputar posição com Mycael, 20 anos, e Matheus Soares, 20 anos.
Líder experiente
“Hoje com 34 anos, Santos entende o papel de referência dentro do elenco rubro-negro em um ano de reconstrução. E espera contribuir ao máximo com os objetivos do clube, dentro ou fora das quatro linhas”, publicou o site do Athletico.
“Acredito que o meu jeito de ser vai contribuir”, ressaltou o goleiro Santos. “Eu acredito muito na atitude, que neste momento (do clube) faz a diferença. Um jovem olhar para o lado e ver o que eu, com um pouco mais de experiência, estou fazendo”, afirmou o jogador. “Acredito muito no que está sendo feito dentro do clube, a reformulação. Cada jogo, cada campeonato, tem a sua dificuldade. Cada um que passar por esses portões tem que chegar e falar: ‘eu quero ser campeão paranaense, eu quero recolocar o Athletico na Primeira Divisão’”, destacou.
Multicampeão pelo Furacão
“O piá do Caju retorna para casa quase três anos depois de encerrar a primeira passagem pelo clube. Trajetória que o consagrou como um ídolo da torcida rubro-negra. Peça fundamental em conquistas inesquecíveis, como a Copa do Brasil e as duas taças da CONMEBOL Sudamericana, Santos agora tem o objetivo de recolocar o Furacão no caminho das vitórias”, destacou o site do Athletico, ao apresentar Santos.
“O sentimento é de gratidão por poder retornar e de muita felicidade por vestir novamente esta camisa. Para mim, é uma honra”, disse o goleiro. “A decisão foi muito fácil de ser tomada, por estar voltando para a minha casa”, completou.
História de Santos
Aderbar Melo dos Santos Neto nasceu em Campina Grande (PB) em 1990. Na infância, jogou em escolas de futebol na Paraíba, sempre como goleiro. Aos 18 anos, foi o destaque do Porto de Caruaru na Copa São Paulo de Juniores. O Athletico não perdeu tempo e contratou o camisa um. Em 2009, foi vice da Copinha defendendo o Furacão — melhor campanha do clube na história dessa competição.
Estreou pelo profissional em 2011. Passou sete anos como reserva ou jogando pelos aspirantes. Virou titular em 2018, com a saída de Weverton para o Palmeiras. A partir dali, Santos virou protagonista na conquista de três títulos de peso, na era mais vencedora da história do Athletico. Impressionou o Brasil com sua frieza e técnica para defender pênaltis. E as decisões nas penalidades foram cruciais para o Furacão erguer aqueles três troféus: Copa Sul-Americana 2018 e 2021 e Copa do Brasil 2019. Faturou ainda mais quatro estaduais.
Santos também entrou para a história como um goleiro ousado na reposição de bola, com passes longos e criativos, surpreendendo os adversários.
Reforços já contratados
O Athletico Paranaense já confirmou as contratações dos pontas Isaac (Fluminense), Luiz Fernando (Atlético-GO) e Leozinho (Ituano e ex-futsal), dos laterais Dudu (ex-Fortaleza e Criciúma) e Hayen Palacios (ex-Atlético Nacional-COL), dos volantes Raul (Bragantino) e Falcão, do zagueiro Léo e do centroavante Alan Kardec. Os próximo reforços podem ser o ponta Kevin Velasco e o meia Giuliano.