São Paulo x Athletico: escalações, onde assistir e Furacão desfigurado

São Paulo x Athletico: time paranaense não conta com oito jogadores e tem novidades na delegação

Silvio Rauth Filho
O volante Erick: São Paulo x Athletico

Erick (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense enfrenta o São Paulo neste sábado (dia 9) às 21 horas, no estádio MorumBis, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense está na zona de rebaixamento. A equipe paulista figura no G6 e tem 97,6% de probabilidades de garantir vaga na Copa Libertadores de 2025.

O jogo terá transmissão de Premiere e Sportv.

Má fase

Desde a chegada do técnico Lucho González, o Athletico somou seis derrotas e uma vitória em sete jogos. O time paranaense é o lanterna do returno do Brasileirão, empatado com o Bragantino, ambos com 9 pontos em 13 jogos. O São Paulo tem a sétima melhor campanha nesse período, com 22 pontos em 13 jogos.

De desfalcado a desfigurado

O Athletico não terá vários dos seus principais jogadores em São Paulo. O zagueiro Thiago Heleno, 36 anos, e o volante Fernadinho, 39 anos, estão fora da partida. “O meia Fernandinho, em aprimoramento físico, e o zagueiro Thiago Heleno, com dores musculares, também não viajaram”, explicou o clube. Os dois são os principais líderes do elenco.

Outra liderança do grupo, o meia/extremo Nikão, 32 anos, pertence ao São Paulo e a cláusula de empréstimo ao Athletico impede a utilização dele nesta partida. Se quisesse usar o jogador, teria que pagar uma multa, o que o Furacão recusou.

Outras baixas são os pontas Cuello (suspenso por cartões amarelos) e Canobbio (lesão), o lateral-direito Madson (lesão), o meio-campista Christian (lesão) e o centroavante Mastriani (lesão) – o uruguaio é o artilheiro do time em 2024.

No total, são oito desfalques para a partida.

DELEGAÇÃO DO ATHLETICO EM SÃO PAULO

Novidades na lista

O zagueiro Arthur Dias, 17 anos, é um dos convocados. Ele ainda não estreou como profissional. O zagueiro Marcos Victor, 22 anos, não atua desde março, quando defendia o Bahia. Desde que chegou ao Furacão, por empréstimo, não teve oportunidade de atuar.

Opções

O técnico Lucho González chegou a testar um sistema com três zagueiros nos treinos da semana. No entanto, com as ausências de Thiago Heleno e de Madson (lateral que já foi improvisado na zaga), ele deve mesmo manter um sistema com dois zagueiros.

Esquema tático

Lucho González usou o esquema tático 5-2-3 em quatro das cinco primeiras partidas no comando do Athletico. Clique aqui para saber mais.

Contra o Vitória, na última rodada, adotou o mesmo formato usado pelo treinador anterior, Martín Varini: o 4-2-3-1 para defender e para as transições, e o 3-2-5 para atacar. Clique aqui para saber mais.

A tendência é que use um 4-2-3-1 mais conservador contra o São Paulo.

Provável escalação

Lucho pode usar o volante Erick na lateral-direita, abrindo espaço para Gabriel no meio-campo. Outra opção é escalar o lateral-direito Leo Godoy na sua posição de origem. O canhoto Nikão vinha atuando como extremo, aberto pela direita. Não há jogador com a mesma característica no elenco. Com isso, Lucho pode usar Emersonn pelo lado direito, mudando para um estilo de velocidade. Outras alternativas nessa posição (extremo pela direita) são Zapelli e Praxedes.

Para centroavante, o técnico pode manter Pablo ou usar Emersonn, 20 anos.

São Paulo
O São Paulo não terá o zagueiro Arboleda e o lateral-esquerdo Welington, ambos em recuperação.

SÃO PAULO x ATHLETICO
São Paulo
: Rafael; Igor Vinícius, Sabino, Alan Franco e Jamal Lewis; Luiz Gustavo e Marcos Antônio; Lucas Moura, Luciano e Ferreira; Calleri. Técnico: Zubeldía
Athletico: Mycael; Leo Godoy (Erick), Kaique Rocha, Belezi (Gamarra) e Esquivel; Erick (Gabriel) e Felipinho; Praxedes (Emersonn ou Zapelli), João Cruz e Julimar; Pablo (Emersonn). Técnico: Lucho González
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Local: Estádio do Morumbi (MorumBis), em São Paulo, sábado às 21 horas
TV: Premiere e Sportv