Paulo Turra (Crédito: Franklin de Freitas)

Campeão invicto do Campeonato Paranaense com o Athletico em 2023, o técnico Paulo Turra foi demitido do Vila Nova após apenas 8 jogos no comando da equipe goiana.

Turra assumiu o Vila no início do mês de agosto, para substituir Luizinho Lopes, que havia sido demitido depois da derrota do Vila Nova para o Coritiba em casa por 2 a 1 no final de julho.

Com menos de dois meses como técnico do Tigre, o treinador foi desligado da equipe após o empate por 2 a 2 com o Cuiabá em Goiânia na noite desta quarta-feira (24). 

Turra deixa o Vila Nova com 41% de aproveitamento, em 8 jogos foram quatro empates, duas derrotas e apenas duas vitórias. As duas vitórias foram dois primeiros jogos em que comandou a equipe — contra Goiás e Paysandu.

Entre as oito partidas em que esteve como técnico do Vila, o treinador reencontrou o Furacão no último domingo (21), na derrota do Vila Nova para o Athletico por 2 a 0 na Arena da Baixada.

Paranaense 2023

Auxiliar de Felipão na campanha do vice-campeonato da Libertadores em 2022, Paulo Turra assumiu como técnico principal do Furacão em 2023. Logo na sua primeira competição à frente do Athletico, ele conquistou o título do Paranaense de forma invicta, com 15 vitórias e 2 empates em 17 jogos, feito que o rubro-negro havia alcançado apenas duas vezes na história, nos anos de 1929 e 1936.

Saída do Athletico

A saída de Paulo Turra do Furacão ocorreu de maneira conturbada. Após algumas atuações contestáveis, quem garantia o técnico no comando da equipe era o então diretor técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que ao final da temporada 2022 havia assumido uma nova função dentro do Athletico.

Com a saída de Felipão para o Atlético Mineiro em junho de 2023, a permanência de Paulo Turra como técnico do Athletico ficou insustentável com a pressão nos bastidores do clube.

Paulo Turra deixou o Athletico logo após a saída de Felipão com 36 jogos e 73% de aproveitamento, sendo 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas no período em que esteve à frente da equipe.

Após a curta passagem pelo Vila, o trabalho mais longevo da carreira de Turra como técnico principal de alguma equipe segue sendo a passagem pelo Athletico em 2023, quando o treinador permaneceu no cargo por 36 jogos.