Técnico do Athletico revela lesão de Lucas Esquivel e explica disputa por posições

Silvio Rauth Filho
ESP-Esquivel

Esquivel (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O técnico do Athletico Paranaense, Juan Carlos Osorio, revelou na entrevista coletiva do último domingo, após a vitória sobre o São Joseense, que o zagueiro/lateral Lucas Esquivel sofreu uma lesão muscular.

“O Lucas tem uma pubalgia. É um tema delicado. Ele esteve na seleção argentina. Vamos tratar de recuperá-lo da melhor maneira”, declarou.

Esquivel, 22 anos, defendeu a seleção argentina sub-23 no Torneio Pré-Olímpico, na Venezuela, em janeiro e início de fevereiro. Atuou em duas partidas na equipe nacional – a última em 8 de fevereiro. Retornou ao Athletico há duas semanas e ainda não foi utilizado por Osorio.

O clube não divulgou detalhes sobre a lesão do jogador e sobre o tempo de recuperação.

Osorio explicou que Esquivel vai disputar posição com Gamarra, Fernando e Vinícius Kauê. “Quando tiver 100% competirá com Fernando e com Kauê por uma posição na equipe. E com Gamarra”, declarou o treinador. “Nosso terceiro zagueiro canhoto é Gamarra. Competem Kauê, Fernando e Esquivel para essa posição”, explicou.

O treinador vem usando o esquema tático 3-1-4-2, com três zagueiros – um pela esquerda, um centralizado e outro pela direita. No sistema de Osorio, os zagueiros pelos lados do campo participam bastante da construção das jogadas e têm liberdade de avançar ao ataque.

Com Osorio, Vinicius Kauê já foi usado como ala pela esquerda (aberto na linha de quatro) e também centralizado nessa mesma linha de quatro.

O lateral-esquerdo Fernando se recupera de lesão sofrida em junho e ainda não atuou com Osorio.

Gamarra é zagueiro e foi usado nessa posição na maior parte do tempo em 2024, mas também jogou em funções mais ofensivas.