Três do Athletico são convocados para seleção brasileira sub-20

A Seleção Brasileira Masculina Sub-20 foi convocada para dois amistosos com o Paraguai, em Assunção, nos dias 8 e 11 de agosto

Silvio Rauth Filho,com CBF.com.br
Trio do Athletico na seleção brasileira sub-20: Arthur Dias, Léo Derik e Dudu

Trio do Athletico na seleção brasileira sub-20: Arthur Dias, Léo Derik e Dudu (Crédito: Divulgação/Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

A Seleção Brasileira Masculina Sub-20 foi convocada para dois amistosos com o Paraguai, em Assunção, nos dias 8 e 11 de agosto. Esta será a última preparação antes da lista final para a Copa do Mundo da categoria, que será realizada no Chile, em setembro.

Três jogadores do futebol paranaense foram convocados: o zagueiro Arthur Dias (18 anos), o lateral-esquerdo Leo Derik (19 anos) e o meia Dudu (19 anos).

Histórico

Derik estreou como profissional em 2025 e atuou em seis partidas. Ele vem ficando no banco na Série B, na equipe principal, comandada pelo técnico Odair Hellmann.

Dudu estreou como profissional em 2023 e tem cinco jogos com a equipe principal – dois deles em 2025.

Arthur Dias ainda não estreou como profissional.

Calendário

Os 23 atletas selecionados pelo técnico Ramon Menezes vão se apresentar em São Paulo na manhã do dia 4 do próximo mês. À tarde, o treinador e sua comissão técnica comandarão um treino no CT do Corinthians. A delegação viajará no dia 5, pela manhã, para a capital paraguaia, onde ficará concentrada no centro de treinamento da seleção local.

Confrontos

Brasil e Paraguai já se enfrentaram neste ano. O confronto se deu pela terceira rodada da fase final do Sul-Americano Sub-20 e terminou com vitória brasileira por 3 a 1, com gols de Gustavo Prado, Rayan e Alisson, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas, na Venezuela.

Além dos três pontos, a Amarelinha conquistou a classificação para o Mundial Sub-20 nesta partida, a duas rodadas do fim do Sul-Americano. Na sequência, empatou com a Argentina por 1 a 1, derrotou o Chile por 3 a 0 e se sagrou campeã do torneio continental pela 13ª vez.

Após o título, a Seleção disputou três amistosos no Cairo, capital do Egito, em junho: goleou a Coreia do Sul por 4 a 0 e empatou com Islândia (0 a 0) e Arábia Saudita (1 a 1).