Fernandinho no treino dessa sexta-feira (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin)

O Athletico Paranaense vai até São Januário enfrentar o Vasco, neste domingo (dia 23) às 18h30, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo terá transmissão de Sportv e Premiere.

Não haverá torcida no estádio, como parte de punição aplicada pela Justiça Desportiva ao Vasco, por confusão em jogo contra o Goiás.

Vasco é o pior mandante

O Vasco é o pior mandante do Brasileirão, com uma vitória, um empate e cinco derrotas. A única vitória foi sobre o Cuiabá, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, porque São Januário estava interditado. O time carioca também tem o pior ataque como mandante, com apenas quatro gols marcados.

O Athletico é o quarto pior visitante, com apenas uma vitória fora de casa (sobre o Inter), um empate (América-MG) e cinco derrotas.

Mudança na escalação do Athletico

O Athletico não vai contar com o zagueiro Thiago Heleno, suspenso por três cartões amarelos. A vaga dele deve ficar com Matheus Felipe. Outra opção é Kaique Rocha. O recém-contratado Cacá ainda não tem condições físicas ideais.

Seguem fora, em recuperação, o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Fernando e o atacante Rômulo. O volante Alex Santana é dúvida. O meia Bruno Zapelli, outro recém-contratado, também não viaja para o Rio de Janeiro. A estreia do argentino deve ficar para a rodada seguinte.

Esquema tático
O técnico interino Wesley Carvalho vem usando o esquema tático 3-4-3. A novidade no último jogo foi Christian na ponta-esquerda, Canobbio mais recuado (na ala esquerda) e o lateral Esquivel improvisado como zagueiro. O trio ofensivo vem sendo formado por Vitor Roque (centro), Vitor Bueno (direita) e Christian (esquerda). A linha de quatro do meio tinha Canobbio (esquerda), Khellven (direita), Fernandinho (centro) e Erick (centro). Durante o jogo, Canobbio e Christian revezaram, trocando de posição.

Variação com Arturo Vidal
No último jogo – vitória por 2 a 0 sobre o Bahia – o Athletico promoveu a estreia do meio-campista Arturo Vidal. Ele entrou aos 16 minutos do segundo tempo no lugar de Vitor Bueno. Naquele momento, o time mudou para o esquema tático 4-1-4-1, com Erick como único volante. A linha de quatro do meio ficou com Fernandinho e Vidal centralizados, além de Canobbio (direita) e Christian (esquerda) como extremos. E Vitor Roque ficou como centroavante. É possível que Wesley Carvalho use essa variação durante o jogo com o Vasco.

O Athletico venceu como visitante o Vasco uma vez na história – clique aqui para lembrar.

OS RELACIONADOS

  • Goleiros: Bento, Gabriel Pereira e Léo Link
  • Laterais: Esquivel, Khellven e Madson
  • Zagueiros: Kaique Rocha, Matheus Felipe e Zé Ivaldo
  • Volantes: Erick, Fernandinho, Christian, Hugo Moura e Arturo Vidal
  • Meias: Vitor Bueno
  • Pontas: Canobbio, Cuello e Thiago Andrade
  • Centroavantes: Arriagada, Marcelo Cirino, Pablo e Vitor Roque.

Escalação do Vasco
O Vasco terá a estreia do técnico Ramón Díaz. O desfalque é o zagueiro argentino Capasso, suspenso por cartões amarelos. O clube vendeu o centroavante Pedro Raul ao Toluca, do México. Ele é o artilheiro do time carioca em 2023, com nove gols em 25 jogos. O time terá a estreia do volante chileno Medel, 35 anos, que disputou duas Copas do Mundo (2010 e 2014).

VASCO x ATHLETICO
Vasco:
Léo Jardim; Puma, Miranda, Zé Vitor (Léo) e Lucas Piton; Medel; Zé Gabriel, Jair, Orellano e Gabriel Pec; Figueiredo. Técnico: Ramón Diaz
Athletico: Bento; Zé Ivaldo, Matheus Felipe e Esquivel; Khellven, Fernandinho, Erick e Canobbio; Vitor Bueno, Christian e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, domingo às 18h30
TV: Sportv e Premiere