Vitor Roque (Crédito: Valquir Aureliano)

O atacante Vitor Roque deve jogar pelo Athletico na Arena da Baixada apenas mais duas vezes. Isso porque o jogador se recupera de lesão no tornozelo e porque ele deve sair do clube ao fim do Brasileirão, rumo ao Barcelona.

Vitor Roque foi contratado pelo Barcelona em junho deste ano. Na negociação, o Athletico vai receber 30 milhões de euros pela venda e mais 31 milhões em euros em bonificações, dependendo do desempeno do atacante por lá. A primeira ideia era que ele fosse para a Espanha apenas no meio de 2024, mas houve uma negociação para antecipar a apresentação para o começo do ano. O Athletico teria concordado em liberá-lo, embora não admita oficialmente. O único empecilho é o fair play financeiro do futebol europeu. Na atual contabilização, o Barcelona teria que reduzir os gastos com futebol — eventualmente vendendo algum jogador — ou aumentar o valor dos patrocínios e receitas. Do contrário, pode sofrer punições da Uefa.

Quanto à lesão, sofrida em setembro, a previsão mais otimista é que Vitor Roque retorne aos gramados no dia 12 de novembro, contra o Bahia, fora de casa. Depois disso, o Athletico teria apenas mais quatro jogos pelo Brasileirão. Dois são fora de casa, contra Cruzeiro (em 25/11) e Cuiabá (3/12, na última rodada). E dois são na Arena: Vasco (no dia 22/11), e Santos (no dia 29/11). Seriam as últimas vezes de Vitor Roque diante da torcida.

No Brasileirão deste ano, Vitor Roque soma 22 jogos (18 como titular), 11 gols e 3 passes para gol. É o terceiro maior goleador da competição, atrás apenas de Tiquinho Soares (Botafogo), que somava 15 até o encerramento da 26ª rodada, e Marcos Leonardo (Santos), com 12.