Vitor Roque, em Athletico x Bolívar, pela Libertadores (Crédito: Franklin de Freitas)

O técnico do Barcelona, o ex-meio-campista Xavi, afirmou em entrevista para a imprensa espanhola que o atacante Vitor Roque, do Athletico Paranaense, vai se apresentar ao clube espanhol em janeiro de 2024, na metade da temporada 2023/24. Há um mês, em 12 de julho, os dois clubes noticiaram que chegaram a um acordo na negociação de venda do jogador e que ele se apresentaria ao futebol europeu apenas em julho de 2024, na preparação para a temporada 2024/25.

“Vitor Roque já é jogador do Barça. Está contratado, mas virá em janeiro de 2024 tal como estava previsto”, disse Xavi. “A área desportiva está trabalhando com o jogador e com o seu clube, mas o fato é que ele será incorporado em janeiro (de 2024), conforme contratualmente assinado”, declarou o treinador.

O contrato com o Barcelona valé até o final da temporada 2030/31, com multa rescisória de 500 milhões de euros (R$ 2,6 bilhões).

Segundo informações de bastidores, o Barcelona chegou a tentar a antecipação da apresentação do atacante para agora, em agosto, no início da temporada 2023/24. No entanto, o Athletico segurou o jogador porque vê como estratégica a conquista de uma vaga na Libertadores 2024, ano do centenário do clube paranaense.

Maior venda do clube na história
Os clubes não divulgaram valores da venda. Conforme publicou o jornalista Fabrizio Romano, especialista em transferências, o Athletico vai receber 30 milhões de euros pela venda. Esse é o valor fixo, garantido. Outros 26 milhões de euros dependem do desempenho individual de Vitor Roque pelo clube espanhol (gols, número de jogos e títulos, por exemplo). Para completar, o clube paranaense fatura mais 5 milhões de euros se o jogador figurar entre os três melhores da Bola de Ouro.

O Athletico comprou Vitor Roque em abril de 2022, por R$ 24 milhões, a maior aquisição da história do clube.