Volta Redonda x Athletico: escalações, onde assistir, maratona e ‘maior técnico da história’

Silvio Rauth Filho
O atacante colombiano Steven Mendoza, do Athletico Paranaense

O atacante colombiano Steven Mendoza, do Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/José Tramontin/Athletico)

O Athletico Paranaense enfrenta o Volta Redonda, neste sábado (dia 19) às 20h30, no Estádio Raulino de Oliveira, pela 17ª rodada da Série B. O Furacão ocupa a 8ª colocação, com 23 pontos, três abaixo do Remo, que abre o G4. O time carioca está na penúltima colocação, com 15 pontos.

O jogo terá transmissão apenas no pacote premium do Disney+.

Escalação do Athletico

O Athletico não poderá contar com o atacante Luiz Fernando, que se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. A previsão é de um mês em recuperação. O jogador é o artilheiro do time em 2025, com 11 gols em 33 jogos. A vaga dele deve ficar com o colombiano Steven Mendoza, que estreou na última rodada. Essa deve ser a única alteração na equipe.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem armando o time no esquema tático 5-3-2, com Patrick na lateral-esquerda. Esquivel é o zagueiro pelo lado esquerdo, com Belezi na zaga direita e Léo como zagueiro centralizado. No meio-campo, Felipinho e Raul dão proteção aos avanços do meia armador Zapelli. O ataque vem sendo formado pela dupla Alan Kardec e Luiz Fernando.

Maratona de jogos

O Athletico começa neste sábado uma maratona de 7 jogos em 22 dias. A média de uma partida a cada três dias. A tendência é que, a partir do duelo contra a Ferroviária, na próxima terça-feira, a comissão técnica comece a dosar o desgaste físico excessivo, rodando o elenco.

Maior técnico da história

O Voltaço publicou nessa quinta-feira uma homenagem ao técnico Rogério Corrêa, 44 anos, que está no comando do time desde o início de 2022. Ele completou 150 jogos pelo clube. “Rogério é o treinador mais vitorioso da história do nosso Tricolor de Aço”, publicou a equipe. “Sob comando do técnico, conquistamos em 2022 a Série A2 e a Copa Rio, além do título histórico da Série C do Brasileirão (2024), que nos levou a disputa da série B após 27 anos”, divulgou.

Bolas na trave

O Volta Redonda vive uma situação curiosa na Série B de 2025. É o time com menos gols marcados: apenas sete em 16 partidas (média de 0,4). No entanto, é a segunda equipe que mais finaliza na competição, com média de 17,1. Só fica atrás do CRB (17,2). Os dados são do Sofascore. No entanto, a equipe do Rio de Janeiro é a 11ª em finalizações certas, com apenas 4,1 por partida.

Outro dado interessante é que o Voltaço é o time com mais chutes na trave: dez no total. O Athletico é o terceiro, com oito. A equipe de Volta Redonda também lidera em posse de bola (55,9%) e é a segunda em passes certos por jogo (375).

Velhos conhecidos

Um dos destaques do Volta Redonda é o volante Pierre, 23 anos. Ele ficou no Athletico Paranaense de 2020 a 2023, começando no sub-20 e atuando pela equipe de aspirantes (sub-23) em 2022, no campeonato estadual.

Outros jogadores com passagem pelo futebol paranaense no Volta Redonda são os zagueiros Lucas Adell (25 anos, ex-Azuriz) e Fabrício (35 anos, ex-Paraná Clube e Athletico), o lateral-esquerdo Juninho (25 anos, ex-Paraná), o meia Léo Ceará (26 anos, ex-Maringá) e o ponta Lucas Tocantins (30 anos, ex-Coritiba e Cascavel).

No banco, o Voltaço conta com o meia Chay, 33 anos, ex-Botafogo e Cruzeiro.