Bruno Zapelli em treino do Athletico
Bruno Zapelli em treino do Athletico (Crédito: Valquir Aureliano)

O argentino Bruno Zapelli ganhou elogios do técnico colombiano Juan Carlos Osorio no domingo (dia 25), logo após a vitória sobre o São Joseense, pelo Campeonato Paranaense. Em entrevista coletiva, o treinador foi perguntado sobre quem é o favorito para jogar na chamada ‘Zona 14’ e escolheu Zapelli.

“Bruno”, disse Osorio. “Os jogadores que jogam nessa zona, como eram o Litmanen no Ajax, o Bergkamp no Arsenal e o Cantona no (Manchester) United, influenciam o jogo e o resultado. São jogadores com capacidade de fazer gols e dar passes. E o Bruno (Zapelli) é o mais completo de todos”, declarou o treinador.

O termo ‘Zona 14’ foi criado em 1999 por pesquisadores da Universidade de John Moores, na Inglaterra, que dividiram o campo em 18 partes. Eles também mapearam as chances de gol dos semifinalistas da Copa de 1998. O estudo concluiu que 70% dos passes decisivos e um quarto dos gols tinham origem na ‘Zona 14’, que ganhou também o apelido de ‘Golden Square’.

Zona14

No Brasil, antes dessa nomenclatura, o jogador especialista na ‘Zona 14’ era chamado de ‘ponta de lança’.

No caso do Athletico, Juan Carlos Osorio acredita que os concorrentes de Zapelli nessa posição são Jader, Romeo Benítez e Pablo. “Compete com Jader, Benitez e Pablo. Escolheremos dependendo da necessidade em cada jogo”, avisou o treinador, que não trabalha com um ‘time ideal’ e adapta às escalações às circunstâncias de cada partida.

Jader e Romeo Benítez jogaram a maior parte da carreira na posição de extremo (meia ofensivo pelo lado do campo), mas já demonstraram características para atuar centralizado.

E Pablo é o jogador mais versátil do atual elenco do Athletico. Foi centroavante nas categorias de base, mas virou lateral-direito na sua primeira temporada como profissional. Em seguida, jogou nas quatro posições do setor ofensivo do 4-2-3-1 (extremo pela esquerda, meia ofensivo centralizado, extremo pela direita e centroavante). Para completar, chegou a ser usado como volante em alguns jogos.

Esquema-CAP
Esquema do Athletico no Atletiba (Crédito: Reprodução/This11)

Com Osorio, Pablo vem sendo usado como ponta de lança, próximo do centroavante Mastriani.

O treinador vem armando o Athletico no que pode ser descrito como 3-1-4-1-1: três zagueiros, um volante, uma linha de quatro, um ponta de lança e um centroavante.

No início da carreira, Osorio trabalhou por cinco anos no Manchester City e costuma fazer referências ao futebol da Premier League, como Dennis Bergkamp (ex-Arsenal), Eric Cantona (ex-Manchester United) e Jari Litmanen (ex-Ajax-HOL e Liverpool).