Treze anos. Esse foi o tempo que durou o jejum sem um título de campeonato estadual em Colombo – até então, apenas o Colombo Futebol Clube havia conquistado o título, isso em 2001. Na tarde fria e chuvosa do último domingo (25), o Bandeirantes deixou sua marca no rol dos campeões paranaenses. A equipe colombense conseguiu reverter o resultado do jogo de ida, em Campo Largo, fez 2 a 0 no tempo regulamentar e nas penalidades venceu o Fanático garantindo o título da Taça Paraná 2014.
Criada em 1963, a Taça Paraná é a principal competição de futebol amador do Estado.
Clique aqui para ver fotos da final.
Jogando na Ressaca, estádio pertencente ao União São Gabriel, também de Colombo, o Bandeirantes precisava vencer a partida por dois gols de diferença para forçar uma decisão por pênaltis, ou então abrir três gols e assim conquistar o título de forma direta. E foi justamente a primeira opção que prevaleceu. Em si, a partida fora bastante disputada, visto que nenhuma equipe estava com título garantido, já que em 90 minutos tudo poderia acontecer.
Com o resultado do jogo de ida (3×1) a seu favor, o Fanático começou tranquilo a partida, e conseguindo a todo instante segurar as fortes investidas do time colombense. Conseguiu até os 23 minutos, quando Jonathan – em lance contestado pelos jogadores do Fanático, alegando impedimento – ficou com a sobra após bate-rebate para mandar direto no fundo do gol, abrindo o placar para o Bandeirantes.
Aos 36 minutos, o ataque azulino levou a torcida ao delírio no São Gabriel. Maicon recebeu bom passe alto e de voleio tocou para Gelson dar um peixinho e acender ainda mais o sonho de novo título para Colombo: Bandeirantes 2×0 Fanático. Resultado este que levaria a decisão para cobrança de tiros livres na marca da cal, os pênaltis assim dizendo.
E foi o que aconteceu. Na volta do intervalo, com o placar geral, entre aspas no 0x0, as duas equipes buscaram constantemente chegar à meta adversária para conquistar o caneco do estadual, ou seja, aquele velho ditado quem fizer ganha!. Mas apesar dos esforços de ambos, o resultado ficou mesmo igualado.
PÊNALTIS
Nos pênaltis parecia que a sorte cairia para o lado do Fanático, que depois de 28 anos estava novamente em uma decisão de Taça Paraná. A expectativa do hexacampeonato para a equipe de Campo Largo aumentou quando Jonathan cobrou, André acertou o canto e conseguiu praticar a defesa.
Porém, foi apenas uma impressão. Já que Everson chutou para fora, com a bola raspando a trave e Fabio que não conseguiu passar por Jonas, que caiu tranquilo para praticar a defesa do pênalti derradeiro. Final Bandeirantes 5×4 Fanático, nas penalidades.
Em meio à festa de comemoração após a defesa de Jonas, um fato lamentável chamou a atenção. O dirigente Edivaldo Jubim se dirigia para comemorar com os atletas do Bandeirantes, este acabou escorregando e fraturou o tornozelo. Apesar do ocorrido, festa em Colombo. Bandeirantes campeão da Taça Paraná 2014. Título inédito para a equipe e a quebra de jejum de 13 anos sem troféu de campeonato estadual para Colombo.
BANDEIRANTES: Jonas, George (Andrezinho), Juninho, Emerson e Julianinho (Orlei), Bruno, Junio, Maicon e Joãozinho, Gelson e Jonathan – Téc.: Sergio Volkmann
FANÁTICO: André, Everson, Flavio, Bruno Santos e Edivaldo, Adam, Haroldo (Fabio), Altair e Dione (Dinda), Djonatan (Cleiton) e Nilvano (Juliano) – Téc.: Juninho