Barcelona vira pra cima do Spartak; Oscar brilha, mas Chelsea tropeça contra o Juventus

Bayern de Munique e Manchester United estreiam com vitória

Redação Bem Paraná

Confira os resultados da primeira rodada da fase de grupos da Champions League. As partidas desta quarta-feira (19) foram entre as equipes dos grupos E, F, G e H.

Grupo E: 

Shakhtar 2 x 0 Nordsjaelland

O Shakhtar Donetsk, atual campeão ucraniano, estreou no Grupo E da Champions League com vitória por 2 a 0 sobre o Nordsjelland, com dois gols do atacante armeno Mkhitaryan.

Apesar de ter saído derrotada de campo, a equipe dinamarquesa entrou para a historia ao realizar seu primeiro jogo na fase de grupos do torneio.

Chelsea 2 x 2 Juventus

Atual campeão europeu, o Chelsea estreou na Champions tropeçando em casa diante da forte equipe da Juventus, atual campeã italiana. Os ingleses chegaram a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com dois golaços de Oscar, mas acabaram cedendo o empate, com Vidal e Quagliarella marcando para os italianos.

O Chelsea tentou pressionar desde o início do jogo, mas esbarrava na forte defesa italiana. A primeira chance real de gol, inclusive, foi da Juventus: Marchisio, livre, saiu na cara de Cech, que, mais rápido, conseguiu espalmar o chute do italiano.

Com a dificuldade de entrar na defesa adversária, Oscar, que fazia a sua primeira partida como titular do time londrino, resolveu arriscar de fora da área, marcando dois golaços, o primeiro aos 31 minutos e o outro aos 33.

Aos 38, Vidal reduziu a desvantagem dos italianos e reanimou a torcida italiana. O gol aumentou o ímpeto da Vecchia Signora na segunda etapa, e o empate saiu aos 33, com Quagliarella. A zaga inglesa falhou ao tentar fazer a linha de impedimento e o atacante deu um toque por baixo das pernas de Cech, definindo o marcador.

Grupo F:

Lille 1 x 3 BATE Borisov

O Lille, jogando em casa, foi surpreendido pelo Bate Borisov e foi derrotado por 3 a 1. O placar a favor dos bielorrussos foi construído ainda no primeiro tempo, com gols de Vlodko, aos seis minutos, Rodionov, aos 20, e Olekhnovich, aos 43. Na etapa final, Chedjou descontou para os franceses aos 15.

Bayern de Munique 2 x 1 Valencia

Atual vice-campeão da Champions League, o Bayer de Munique teve uma estreia tranquila na edição 2012/2013 da competição, vencendo por 2 a 1 o Valencia na Allianz Arena. A partida foi dominada pelos alemães, que garantiram a vitória com gols dos volantes Toni Kroos e Bastian Schweinsteiger. Nelson Haedo Valdez, que substituiu Jonas no segundo tempo, descontou para os espanhóis, que no primeiro tempo não finalizaram uma vez sequer ao gol de Neuer.

Grupo G:

Barcelona 3 x 2 Spartak de Moscou

O Spartak de Moscou quase complicou a vida do Barcelona no Camp Nou. Mas, mais uma vez, Messi apareceu para garantir a vitória dos catalães por 3 a 2.

A equipe de Tito Villanova perdeu, logo no início do jogo, o zagueiro Piqué, lesionado. Mas nada de lamentar: um minuto após a lesão, aos 13, Tello abriu o placar para o Barça. Foi então que os brasileiros resolveram ajudar o Spartak: primeiro Daniel Alves marcou, contra, após tentar cruzamento da esquerda, empatando a partida aos 29.

Com o gol de empate, o Barcelona pressionou e criou diversas oportunidades para reconquistar a vantagem. No segundo tempo, Daniel Alves chegou a marcar, mas estava impedido. Aos 14, o aniversariante Romulo, ex-Vasco, marcou a virada dos russos tocando na saída de Valdés.

Foi então que Messi, artilheiro das quatro últimas edições da Champions, resolveu brilhar. Aos 26 minutos, Tello cruzou e o argentino empatou. Depois, aos 35, Alexis Sánchez, que havia entrado no lugar de Daniel Alves, cruzou para O Pulga mandar de cabeça a virada dos catalães.

Com os dois gols, Messi chega aos 53 na Champios League, descolando de Henry e ficando de forma isolada na quarta posição da tabela histórica de artilheiros atrás apenas de Raúl (71), Van Nistelrooy (60) e Shevchenko (59).

Celtic 0 x 0 Benfica

Apesar de estrear sem três jogadores (dois suspensos e um machucado), o Benfica conseguiu empatar em 0 a 0, fora de casa, contra o Celtic.

A partida foi equilibrada, com os escoceses levando vantagem na posse de bola (52% a 48%), mas perdendo no número de chutes (7, dos quais três no gol, contra 10, dos dos quais sete no alvo, dos portugueses).

Grupo H:

Manchester United 1 x 0 Galatasaray

O Manchester United não fez uma boa estreia no campeonato europeu. Jogando no Old Trafford contra o Galatasaray, os ingleses conquistaram os três pontos com uma vitória por 1 a 0, gol de Michael Carrick, aos 7 minutos do primeiro tempo. O português Nani ainda perdeu um pênalti aos 7 da segunda etapa (foi a terceira partida seguida em que a equipe de Manchester desperdiçou uma penalidade).

Os Diabos Vermelhos, se não estrearam bem, afastaram um pouco o fantasma do vexame da temporada passada, quando foram eliminados da Champions ainda na fase de grupos.

Braga 0 x 2 Cluj 

Com dois gols do brasileiro Rafael Bastos, o Cluj, da Romênia, surpreendeu em sua estreia na Champions League vencendo o Braga, fora de casa, por 2 a 0. Os gols saíram ainda na primeira etapa, aos 19 minutos e aos 34.

Dois fatos curiosos: Rafael Bastos, autor dos dois gols, foi jogador do Braga em 2010. Já sobre o Cluj: a equipe não conta com uma tradição muito grande na fase de grupos da Champions, da qual participou duas vezes, em 2008/2009 e 2010/2011. Nas duas oportunidades, foi eliminado na fase de grupos, com quatro pontos e na lanterna dos grupos.