Bruno Lage (foto: Vitor Silva / Botafogo)

O técnico português Bruno Lage foi dispensado do Botafogo na noite desta terça-feira (3), um dia após 4º tropeço seguido no Brasileirão. Na segunda-feira (2), o time, líder do Brasileirão, empatou em 1 a 1 com o Goiás, que luta contra o rebaixamento, dentro do estádio Nilton Santos.

Antes, o Botafogo havia acumulado derrotas contra Flamengo (2 a 1, em casa), Atlético-MG (1 a 0, fora) e Corinthians (1 a 0, fora). Apesar disso, ainda está na liderança do Brasileirão, com 52 pontos, sete a mais que o vice-líder, o Bragantino. A diferença na ponta da tabelalíder, contudo, já foi de 11 pontos.

Além do empate, pesou contra Bruno Lage a utilização do atacante Tiquinho Soares apenas no segundo tempo da partida contra o Goiás. Tiquinho é o artilheiro do Brasileirão, com 14 gols, e foi dele o gol do Botafogo.

Nesta terça-feira (3), o clube avaliou a situação do treinador, inclusive com o investidor da SAF, o inglês John Textor. Nos bastidores, o clima era insustentável, com insatisfação inclusive dentro do elenco.

“O Botafogo informa que, por decisão de John Textor e do Departamento de Futebol, Bruno Lage não é mais o técnico da equipe principal”, disse o clube, em nota nas redes sociais. “O Botafogo destaca o profissionalismo, o caráter e o comprometimento de Bruno Lage no período em que defendeu a camisa alvinegra e fez parte da família. Apesar do início do treinador, com 10 jogos de invencibilidade, os últimos resultados não foram os esperados. Fica o agradecimento do Clube a Bruno e a toda a sua comissão técnica pelos serviços prestados ao Glorioso ao longo dos últimos meses, desejando muito sucesso em seus futuros desafios”.

Lage chegou para o lugar de Luís Castro, que levou o Botafogo à liderança do Brasileirão, mas que rumou para o futebol da Arábia Saudita antes do fim do primeiro turno. Em 16 jogos, Lage soma cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas.

O próximo jogo do Botafogo é neste domingo (8), contra o Fluminense, pelo Brasileirão. O time deve ser treinado por Lucio Flávio, que foi jogador do Paraná Clube. “Lucio Flavio e Joel Carli (na função de assistente técnico) assumem interinamente o comando do time a partir desta quarta (4) na preparação para a partida de domingo, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro”, disse o clube. “Como família, o Botafogo vai buscar no momento soluções dentro de casa. O Clube segue com confiança inabalável e firme no propósito da temporada com o suporte incansável de uma legião de alvinegros apaixonados”.