Esportes Eliminatórias

Brasil leva gol de meia-bicicleta no fim e só empata com a Venezuela

Redação Bem Paraná

Vitor Silva / CBF

O Brasil não passou de um empate em 1 a 1 com a Venezuela, nesta quinta-feira (12), em Cuiabá (MT). A partida era válida pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

O gol brasileiro foi marcado pelo zagueiro Gabriel Magalhães, aos 5 minutos do segundo tempo, após escanteio cobrado por Neymar. Contudo, aos 39 minutos, o venezuelano Bello acertou uma meia-bicicleta e empatou a partida.

Com o resultado, o Brasil caiu para 2º lugar na Eliminatória Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026. O time ficou com 7 pontos. Mais cedo, nesta quinta-feira, a Argentina derrotou o Paraguai por 1 a 0 e foi a 9 pontos.

Treinada por Fernando Diniz, a seleção brasileira volta a jogar na próxima terça-feira (17), quando enfrenta o Uruguai, em Montevidéu, pela 4ª rodada do classificatório.

Foi a segunda vez na história que o Brasil recebeu a Venezuela pelas eliminatórias e ficou sem vencer. A primeira foi em 2009, quando a equipe era treinada por Dunga. A partida terminou 0 a 0 na ocasião.

O JOGO

De forma geral, a seleção brasileira criou poucas oportunidades na primeira etapa. O time de Diniz se limitou a chutes de fora da área de Neymar e Casemiro, sendo um por cima do gol e dois defendidos pelo goleiro Romo.

No segundo tempo, o Brasil abriu o placar aos 5 minutos: Neymar cobrou escanteio pela esquerda, e Gabriel Magalhães cabeceou para o fundo das redes.

Com a vantagem no placar, a equipe brasileira passa a ter espaço para contra-atacar, mas desperdiçou muitas oportunidades. Em uma delas, Rodrygo recebeu de Vinícius Júnior e, perto do gol, chutou fora. O Brasil ainda chegou a ter um gol anulado, de Vinicius Júnior. O árbitro apontou que Neymar, que participou da jogada, estava impedido, e o VAR confirmou a irregularidade.

A Venezuela atacou pouco, mas chegou ao empate aos 39 minutos. Makoun escapou de Gérson no meio-de-campo e tocou na direita para Savarino, que cruzou. Bello, entre os dois zagueiros brasileiros, acertou uma meia-bicicleta. A bola tocou a trave e entrou à esquerda do goleiro Ederson.

Depois disso, o Brasil pressionou em busca da vitória, mas não consegue marcar. No fim, houve confusão entre os jogadores das duas equipes, principalmente Neymar e o zagueiro venezuelano Angel.

BRASIL 1 X 1 VENEZUELA

BRASIL – Éderson; Danilo (Yan Couto), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André), Bruno Guimarães (Gerson) e Neymar; Rodrygo, Vinícius Júnior (Matheus Cunha) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Fernando Diniz.
VENEZUELA – Rafael Romo; Alexander González, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Christian Makoun; Yangel Herrera (Cristian Cásseres), Tomás Rincón (Junior Moreno), Samuel Sosa (Eduard Bello) e Darwin Machís (Yeferson Soteldo); Sergio Córdova (Jefferson Savarino) e Salomón Rondón. Técnico: Fernando Batista.
GOLS – Gabriel Magalhães, aos 5, e Bello, aos 40 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – André, Richarlison, Rincón e Herrera.
ÁRBITRO – Kevin Ortega (PER).
RENDA – R$ 12.746.150,00.
PÚBLICO – 40.020 torcedores.
LOCAL – Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).