16sele00
Vinicius Junior, contra a Colômbia (foto: Staff Images / CBF)

O Brasil saiu na frente, mas cedeu a virada para a Colômbia, que triunfou por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (16), em Barranquilla (Colômbia). A partida é válida pela 5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Com o empate, o Brasil soma 7 pontos em 5 rodadas do classificatório e ocupa a 5ª posição, atrás de Argentina (12 pontos), Uruguai (10), Colômbia (9) e Venezuela (8). Na rodada anterior, a equipe do técnico Fernando Diniz havia perdido para o Uruguai (2 a 0). Os seis primeiros se classificam parta o Mundial. O sétimo colocado disputa uma repescagem.

Na próxima rodada, a seleção comandada por Fernando Diniz enfrenta a Argentina, no Maracanã, no dia 21 de novembro (terça-feira da próxima semana).

A seleção brasileira abriu o placar rapidamente, aos 3 minutos, com um gol de Martinelli, após tabela com Vinicius Júnior. Contudo, o Brasil passou a ceder espaço e a Colômbia cresceu na partida. O goleiro Alisson chegou a ser exigido em alguns lances. Ainda no primeiro tempo, Vinicius Júnior se lesionou e deu lugar a João Pedro, que estreava seleção.

Na etapa final, a Colômbia manteve a supremacia, enquanto o Brasil teve chances ocasionais. Aos 24 minutos, Rodrygo deu lugar a Paulinho. A seleção brasileira conseguiu resistir à pressão até os 29 minutos, quando Luis Diaz empatou a partida, ao finalizar na pequena área. Aos 33, Luis Diaz fez 2 a 1, ao ganhar de Emerson Royal na bola alta.

Depois do gol, Diniz sacou o zagueiro Gabriel Magalhães, o lateral Renan Lodi e o atacante Raphinha para as entradas do ponta/lateral-direito Pepê, do volante Douglas Luiz e do atacante Endrick (que estreava na seleção principal). André passou a jogar na zaga e Emerson Royal passou para o lado esquerdo da defesa. Mas o Brasil não conseguiu reagir.

Ao fim do jogo, o Brasil somou 12 finalizações (3 certas), 60% de posse de bola, 92% de passes certos e 7 escanteios. A Colômbia obteve 23 finalizações (10 certas), 40% de posse de bola, 89% de passes certos e 3 escanteios. Os números são do site Sofascore.

COLÔMBIA 2 x 1 BRASIL
Colômbia: Vargas; Muñoz, Lucumí, Dávinson Sánchez, Machado (Cristian Borja); Mateus Uribe (Sinisterra), Carrascal (Richard Ríos), Castaño (Lerma); Santos Borré (Córdoba), James Rodríguez e Luis Díaz.Técnico: Néstor Lorenzo
Brasil: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz) e Renan Lodi (Pepê); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Paulinho), Vinícius Júnior (João Pedro) e Gabriel Martinelli. Técnico: Fernando Diniz
Gols: Martinelli (3-1º), Luis Díaz (29 e 33-2º)
Cartões amarelos: Sánchez (Colômbia); Renan Lodi, Pepê e Fernando Diniz (Brasil)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, quinta-feira