João Pedro e Estevão comemoram gol do Brasil sobre o Chile
João Pedro e Estevão comemoram gol do Brasil sobre o Chile (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

O Brasil venceu por 3 a 0 o Chile, nessa quinta-feira (dia 4) à noite, no Maracanã, pela 17ª (e penúltima) rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Com 28 pontos, a seleção brasileiro subiu da 3ª para a 2ª colocação. A Argentina lidera com 38. O Chile está na lanterna e já entrou em campo sem chances de classificação.

As seis vagas da América do Sul na Copa do Mundo 2026 já estão definidas: Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Paraguai e Colômbia. Na última rodada, Venezuela e Bolívia vão duelar pelo sétimo lugar, que vale vaga na repescagem.

Na última rodada, o Brasil joga na Bolívia, na próxima terça-feira, às 20h30.

Ancelotti

Esse foi o terceiro jogo de Carlo Ancelotti no comando da seleção brasileira. Antes, venceu o Paraguai (1 a 0) e empatou com o Equador (0 a 0).

Escalação

Sem Vini Jr, Rodrygo e Neymar, o técnico Carlo Ancelotti apostou no quarteto ofensivo Raphinha (Barcelona), Martinelli (Arsenal), Estevão (Chelsea) e João Pedro (Chelsea). O esquema tático era o tradicional 4-2-3-1, mas com muita liberdade de movimentação para os quatro jogadores de frente.

ESP-Sofa
O 4-2-3-1 do Brasil e Bruno Guimarães com a maior nota no Sofascore (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Primeiro tempo

O Brasil jogou avançado e sufocou o Chile desde o início. No primeiro tempo, 68% de posse de bola e 13 finalizações (3 certas) da seleção brasileira. O Chile só arrematou uma vez a gol.

O gol do Brasil veio aos 37 minutos, quando Douglas Santos e João Pedro fizeram boa jogada pela esquerda. Raphinha recebeu na área e chutou cruzado. A bola desviou na perna do goleiro e sobrou para Estevão, que finalizou com um chute acrobático.

Segundo tempo

No segundo tempo, a seleção reduziu o ritmo, mas seguiu dominando. Aos poucos, Ancelotti recuperou a intensidade ofensiva com as cinco substituições. Entraram o centroavante Kaio Jorge, o atacante Richarlison, o ponta Luiz Henrique, o volante Andrey Santos e o meia Lucas Paquetá.

O segundo gol veio aos 27, em belo cruzamento de Luiz Henrique e finalização de cabeça de Paquetá. Aos 32, Bruno Guimarães tabelou com Luiz Henrique e chutou: 3 a 0.

  • BRASIL 3×0 CHILE
  • Brasil: Alisson, Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro (Andrey Santos) e Bruno Guimarães; Estevão (Luiz Henrique), Raphinha (Richarlison) e Martinelli (Lucas Paquetá); João Pedro (Kaio Jorge). Técnico: Ancelotti
  • Chile: Vigoroux; Maripán, Iván Roman e Paulo Díaz; Hornazabal, Loyola (Echeverria), Pizarro e Suazo; Cepeda (Assadi), Brereton Díaz (Tapia) e Aravena (Garguez). Técnico: Nicolás Córdova
  • Gols: Estevão (37-1º), Paquetá (27-2º) e Bruno Guimarães (31-2º)
  • Cartões amarelos: Casemiro (B). Maripán (C).
  • Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
  • Local: Maracanã