
A seleção brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira às 21h45, na Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida é um confronto direto. Se vencer, o Brasil pode chegar ao segundo lugar. Hoje está na 4ª posição, com 17 pontos, atrás de Argentina (22 pontos), Uruguai (19) e Colômbia (19). Os seis primeiros se classificam para o Mundial.
O jogo terá transmissão de Globo e Sportv.
Fases
O técnico Dorival Júnior assumiu o Brasil em janeiro de 2024 e, desde então, somou seis vitórias, seis empates e uma derrota. Na Copa América, acabou eliminado nas quartas de final pelo Uruguai, após empate em 0 a 0 no tempo normal e derrota nos pênaltis. A única derrota de Dorival no tempo regulamentar foi para o Paraguai.
O Uruguai tem resultados piores que o Brasli em 2024: 5 vitórias, 7 empates e 3 derrotas. Sob o comando do argentino Marcelo Bielsa, as derrotas foram para Costa do Marfim (amistoso), Colômbia (semifinal da Copa América) e Peru (Eliminatórias).
Escalação do Brasil
A única mudança em relação ao time que empatou na Venezuela deve ser o lateral-direito Danilo (33 anos, Juventus-ITA). Ele entra no lugar de Vanderson (23 anos, Monaco-FRA), suspenso pelo segundo cartão amarelo. Dorival segue sem contar com o atacante Rodrygo (23 anos, Real Madrid-ESP), que está lesionado.
Esquema tático
O Brasil deve ter o esquema tático 4-2-3-1 como base, mas com variações. Nesse formato, Bruno Guimarães e Gerson são os volantes, mas com muita liberdade ofensiva. A linha de três deve ter Savinho (direita), Raphinha (centro) e Vini Jr (esquerda). O centroavante é Igor Jesus, do Botafogo e revelado pelo Coritiba.
Escalação do Uruguai
A baixa no Uruguai é o volante Nahitan Nández (28 anos, ex-Boca Juniors-ARG e hoje no Al-Qadisiyah-ARA), que está suspenso. O zagueiro Santiago Bueno (26 anos, Wolverhampton-ING) segue em recuperação. Não foram convocados para esta Data Fifa os meias Arrascaeta e De la Cruz, do Flamengo. O ponta Canobbio, do Athletico, está lesionado e teve desentendimentos com Bielsa na Copa América.
Base europeia
Assim como Brasil, a base da seleção uruguaia é formada por jogadores que atuam em grandes clubes da Europa: os zagueiros Gimenéz (Atlético de Madrid-ESP) e Olivera (Napoli-ITA), os volantes Ugarte (Manchester United-ING) e Bentancur (Tottenham-ING), o meio-campista Valverde (Real Madrid-ESP) e o atacante Darwin Núñez (Liverpool-ING).
- BRASIL x URUGUAI
- Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Savinho, Raphinha e Vini Jr; Igor Jesus. Técnico: Dorival Júnior
- Uruguai: Rochet; Varela, Gimenéz, Mathías Olivera e Saracchi; Ugarte e Bentancur; Pellistri, Valverde e Maxi Araújo; Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa
- Árbitro: Piero Maza Gómez (Chile)
- Local: Fonte Nova, em Salvador (BA), terça-feira às 21h45
- TV: Globo e Sportv