Brasileirão terá impedimento semiautomático em 2026, avisa CBF

A CBF comunicou os clubes que haverá impedimento semiautomático no Brasileiro em 2026. A novidade vai chegar para as Série A e B

Igor Siqueira, da Folhapress
VAR - impedimento semiautomático

VAR - impedimento semiautomático (Crédito: Reprodução/Fifa.com)

A CBF comunicou os clubes que haverá impedimento semiautomático no Brasileiro em 2026. A novidade vai chegar para as Série A e B.

A informação foi passada aos dirigentes que fazem parte da comissão nacional de clubes, que se reuniu nesta segunda-feira (28), segundo o UOL apurou.

Quem confirmou a implementação do aparato tecnológico aos clubes foi o chefe da comissão de arbitragem, Rodrigo Cintra.

Experimentos

A CBF ainda deixou aberta a possibilidade de que os primeiros experimentos aconteçam ainda em 2025, mas usou a edição 2026 como data assegurada para a novidade.

Oficialmente, a CBF ainda coloca o pé no freio e informou em nota que “a implantação de novas tecnologias para a arbitragem, como o impedimento semiautomático, ainda está em fase de estudos”.
Com o impedimento semiautomático, o VAR ganha uma ferramenta mais precisa, que substituirá a colocação e o traçar de linhas para chegar lances mais ajustados de impedimento.

Nos últimos meses, a CBF tem feito estudos e orçamentos sobre os equipamentos e fornecedores necessários para usar o semiautomático.