Campeonato Paranaense 2025 repete fórmula de disputa e Federação cria nova competição

Campeonato Paranaense 2025: primeira fase terá 12 clubes disputando 11 rodadas, começando em 11 de janeiro

Silvio Rauth Filho
Futebol, Helio Cury Filho: Campeonato Paranaense 2025

O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Helio Cury Filho: Campeonato Paranaense 2025 (Crédito: Franklin de Freitas)

O arbitral do Campeonato Paranaense 2025 foi realizado nessa terça-feira (dia 12) em Curitiba. Os 12 clubes participantes e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) decidiram repetir a fórmula de disputa utilizada em 2024 e em 2023.

A novidade é que a competição vai começar e terminar uma semana antes, em comparação com 2024. Em 2025, o Paranaense inicia em 11 de janeiro e terá a final em 26 de março. Em 2024, a competição foi de 17 de janeiro a 6 de abril.

Arbitral do Campeonato Paranaense 2025 (Crédito: Franklin de Freitas)

A mudança foi necessária para se ajustar ao novo calendário do futebol brasileiro em 2025, modificado por causa do Mundial de Clubes da Fifa.

Outra novidade é a criação de uma nova competição no segundo semestre (veja abaixo).

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa de 2025 será a mesma de 2023 e 2024. Os 12 times jogam em turno único na primeira fase – são 11 rodadas. Os oito melhores avançam para as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados. As quartas, as semifinais e a final são disputadas em jogos de ida e volta.

A tabela de jogos será divulgada em 22 de novembro.

Data Fifa

Para manter a fórmula com 17 datas (os outros estaduais usam 16), o Campeonato Paranaense terá uma rodada durante uma Data FIFA – de 17 a 25 de março.

Nova competição

A FPF pretende lançar no segundo semestre a Copa Paraná, que será disputada pelos clubes da primeira divisão estadual que não têm vaga nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Também poderão participar equipes da segunda divisão estadual. O torneio vai distribuir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. A Federação alertou, porém, que para a competição ser viável será necessária a participação de pelo menos oito times.

O novo torneio segue o modelo da Copa Paraná ou Taça FPF, que já foi disputada em 1998, 99, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. A competição era organizada no segundo semestre, para dar calendário para clubes que não disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Dessa vez, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional serão distribuídas no Campeonato Paranaense.

Limite de inscritos

O Campeonato Paranaense de 2025 vai manter a regra de 2024 sobre inscrições de jogadores. Não haverá limite por clube. Em 2023, o arbitral acabou criando um limite de 35 jogadores por equipe. Athletico e Coritiba são contra esse limite, já que podem usar mais novatos ou até mesmo equipes de aspirantes em parte da competição.

Premiação

O presidente da FPF, Hélio Cury Filho, afirmou que ainda negocia para conseguir pagar uma premiação em dinheiro ao campeão. “Ainda não está nada certo”, disse.

Uma novidade em 2025 será o Troféu do Interior, para o time com melhor campanha entre as equipes que não estão na Região Metropolitana de Curitiba.

Transmissão em TV

Segundo o presidente da FPF, a transmissão do Paranaense 2025 será pelo streaming da NSports. E há um a negociação em andamento com uma emissora de TV aberta. “Na TV aberta, teremos novidade”

Jogo de abertura

O jogo de abertura será entre Athletico, atual campeão, e Paraná Clube, campeão da Segunda Divisão. O mando de campo dessa partida ainda não foi definido. O tema do Paranaense 2025 escolhido pela Federação é a força dos ‘clássicos’. Por isso, a abertura com um clássico curitibano. A FPF também aposta na tradição dos clássicos do Interior, como o duelo Londrina x Maringá.

Gramados

“Vamos fazer inspeção de todos os gramados da primeira e da segunda divisão ainda em 2025, já pensando em ter todos os gramados aptos em 2026. Para o próximo ano, haverá vistoria e, caso seja necessário, será solicitado o ajuste”, declarou Hélio Cury Filho.