O Campeonato Paranaense 2026 terá 12 rodadas e começa no dia 7 de janeiro, com término previsto para 7 de março. As datas e a fórmula da competição foram definidas na noite de quarta-feira (dia 1º) em Ponta Grossa, no arbitral realizado com a presença de todos os clubes que disputarão o título.
As 12 equipes estão divididas em dois grupos, sendo:
GRUPO A: Athletico, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e São Joseense
GRUPO B: Andraus, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá e Operário
Fórmula de disputa
Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B em turno único. Os quatro melhores de cada grupo avançam à fase de mata-mata, que será disputada em partidas de ida e volta.
Os dois clubes rebaixados serão definidos em um torneio envolvendo os quatro piores colocados. Com o 9º enfrentando o 12º e o 10º jogando contra o 11º, em jogos de ida e volta.
Transmissões
Todas as partidas do Paranaense 2026 serão transmitidas ao vivo e de graça e a Federação Paranaense de Futebol anunciou um novo parceiro no streaming: o canal GOAT, que conta com 4,6 milhões de inscritos e dará ainda mais visibilidade à competição.
A parceria com a RIC Record segue por mais um ano em TV aberta.
VAR
Também foi discutido o uso do VAR (árbitro de vídeo) no torneio, previsto inicialmente para os jogos da segunda fase do torneio, com possibilidade de ser usado desde a primeira rodada da competição.
O regulamento e a tabela do Paranaense 2026 serão divulgados em breve.
Copa Sul-Sudeste
A FPF também definiu que as vagas para a Copa Sul-Sudeste 2026, novo torneio criado para o próximo ano, serão para o campeão paranaense de 2025 (o Operário) e para o campeão da Taça FPF (competição em andamento).