Arbitragem em ação no Campeonato Paranaense 2025
Arbitragem em ação no Campeonato Paranaense 2025 (Crédito: Valquir Aureliano)

Federação Paranaense de Futebol anunciou nesta quarta-feira (19) que usará o árbitro de vídeo (VAR) já nas quartas de final do Campeonato Paranaense 2025. A previsão inicial era a utilização da ferramenta apenas a partir das semifinais.

A primeira fase do Estadual não teve VAR. O motivo foi a questão financeira. A estimativa é de custo de R$ 50 mil por jogo.

As quartas de final são cruciais para o calendário e o orçamento dos clubes, já que definem vagas na Copa do Brasil de 2026.

QUARTAS DE FINAL

Jogos de ida

  • Azuriz x Athletico – 21/02 (Sexta) – 20h 
  • São Joseense x Operário – 22/02 (Sábado) – 15h30  
  • Maringá x Coritiba – 22/02 (Sábado) – 16h 
  • Cianorte x Londrina – 23/02 (Domingo) – 16h 

Capacitação

“Com esse novo recurso, os árbitros e assistentes da Federação se reuniram nesta quarta-feira (19) para iniciar a intertemporada de arbitragem. O evento tem como objetivo capacitar e melhorar o desempenho dos profissionais para as fases decisivas do campeonato”, comunicou a FPF.

“Estamos em uma crescente com esses árbitros e a ferramenta VAR vem para nos auxiliar. Vamos aprimorar todo o processo, gerar situações com os vídeos do nosso próprio campeonato para que esses árbitros consigam se auto-visualizar e a ferramenta VAR entrando nesse processo”, disse Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF.

“A ferramenta com certeza dá credibilidade. Pois todas as situações protocolares que são pênaltis, gols, cartões vermelhos, são checados. Utilizar essa tecnologia do vídeo para ter a decisão correta final e ter um jogo mais justo”, disse Rodolpho Toski Marques, árbitro VAR FPF/FIFA. 

Trabalhos de intertemporada com o VAR

A primeira reunião entre árbitros e assistentes ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) no Estádio Francisco Muraro, Trieste Stadium, em Santa Felicidade, e teve como propósito, um treinamento teórico com análise de lances com assistência do VAR. A intertemporada termina quinta-feira (20) e conta com a participação de 50 árbitros.  

Durante o evento, os participantes realizam atividades teóricas e práticas, bem como analises de vídeos da primeira fase do torneio e discussões sobre a interpretação de jogadas. Além disso, revisam detalhadamente todos os questionamentos levantados pelos clubes até o momento.