Esportes TJD

Cascavel é punido na Taça FPF e provoca Atletiba na próxima fase

Após o encerramento da fase de grupos da Taça FPF, a competição ganhou novos capítulos nos tribunais

João Pedro Ocanha, supervisionado por Silvio Rauth Filho
Athletico x Cascavel pela Taça FPF

Athletico x Cascavel pela Taça FPF (Crédito: Divulgação/Athletico/Dido Henrique)

O FC Cascavel foi punido com a perda de 15 pontos na Taça FPF, em julgamento nessa terça-feira (dia 14) na 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR). O motivo foi a escalação irregular de um jogador.

O cenário das quartas de final da Taça FPF ainda pode sofrer novas alterações, pois além da punição ao FC Cascavel, o Batel de Guarapuava também será julgado na próxima semana no TJD-PR, pelo caso de injúria racial ocorrido na partida entre Batel x Nacional, na 4ª rodada da competição.

Julgamento Cascavel

A punição ao FC Cascavel se deve pela escalação irregular do goleiro Felipe Lemes Léo, de 20 anos, formado na base do clube. Felipe foi titular na 1ª rodada da Taça FPF, quando o Cascavel venceu o Batel por 2 a 0, além de ter sido relacionado para outras duas partidas, contra Nacional e Athletico.

Com isso, o TJD-PR determinou a perda de 15 pontos da Serpente pelo descumprimento do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune a escalação de atletas ou treinadores em situação irregular em uma partida, prova ou evento esportivo.

O Cascavel alega que a escalação irregular foi resultado de uma falha no novo sistema implementado pela FPF, pois o programa deveria ter impedido o registro de jogadores sem condições de atuar. 

O clube anunciou que vai recorrer da decisão, e deve solicitar também a paralisação do campeonato até o julgamento do recurso.

Julgamento Batel

Além do julgamento do FC Cascavel, deveria ocorrer também nesta terça-feira (14) o julgamento do Batel de Guarapuava, pelo caso de injúria racial ocorrido na vitória do Batel sobre o Nacional por 1 a 0.

Na partida em questão, o zagueiro PV do Nacional sofreu xingamentos racistas proferidos pelo volante Diego, que foi desligado do Batel logo após o ocorrido.

O julgamento foi adiado para a próxima semana, após solicitação do procurador-geral do TJD-PR, que irá incluir o Batel na denúncia pelo artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que criminaliza a prática de atos discriminatórios no âmbito esportivo.

Com isso, o clube de Guarapuava também pode ser punido com multa e perda de pontos no campeonato.

Quartas de Final

O julgamento do FC Cascavel causou uma reviravolta nas quartas de final da Taça FPF. Após a punição a equipe acabou eliminada da competição com oito pontos negativos. Antes do julgamento, o Cascavel era o vice-líder do Grupo A com 7 pontos.

Com isso, o Nacional de Campo Mourão herda a vaga do Cascavel e se classifica à próxima fase na quarta colocação do grupo. Athletico e Batel também ganham posições e sobem para segunda e terceira colocação respectivamente.

A classificação do Athletico na vice-liderança do Grupo A, provoca um clássico Athletiba nas quartas de final da competição, já que o Coritiba foi o terceiro colocado do Grupo B.

No cenário atual, com a punição ao Cascavel confirmada e aguardando o julgamento do Batel na próxima semana, os confrontos são:

*As equipes à direita decidem a vaga em casa

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não homologou as datas e os horários da próxima fase. E os confrontos ainda podem mudar caso o Batel também seja punido.

⚠ Comunicar erro