
GV San José e Fluminense jogaram na noite de quinta-feira (8) no Estádio Hernando Siles em La Paz pelo Grupo F da Copa Sul-americana. E desta vez os bolivianos derrotaram os brasileiros. Apesar do placar fechado na etapa inicial, os donos da casa tiveram nove finalizações, contra apenas cinco do tricolor das Laranjeiras. O goleiro Vitor Eudes fez três defesas difíceis no primeiro tempo dominado pelo GV San José.
O San Jose voltou melhor também no segundo tempo. O atacante Becerra criou a primeira chance de perigo aos três minutos. O Fluminense teve poucas chances, como no chute de Paulo Baya. Mas o goleiro Vitor Eudes continuou sendo o destaque dos brasileiros.
Aos 23 minutos, o San Jose roubou uma bola no meio campo e criou uma jogada rápida de contra-ataque. O zagueiro do Flu Thiago Santos escorregou, o boliviano López dominou a bola e serviu Calero que entrou em campo minutos antes, substituindo Vásquez. O camisa 14 chutou com muita categoria de pé trocado, de direita pro fundo do gol, decretando a vitória do San Jose de Oruro. Final San Jose 1×0 Fluminense.
Agora o grupo tem Once Caldas 🇨🇴 com 9 pontos, Fluminense 🇧🇷 com 7, San Jose 🇧🇴 com 4 e Unión Española 🇨🇱 com 2. O San Jose joga as duas últimas partidas fora de casa contra Once Caldas dia 15 na Colômbia e Unión Española dia 29 no Chile, para tentar uma classificação inédita para as Oitavas de Final da Copa Sul-americana.
Família paranaense
O CEO do GV San Jose é Paulo Folster, único investidor do clube. O empresário Paulo Folster nasceu em La Paz (Bolívia) e veio para Curitiba em 1979, ainda criança. Na cidade, conheceu a esposa Ana Carolina Loyola Chaves e casou-se com ela. Têm filhos e cinco netos.
Em 2022, Folster assumiu a gestão do clube e já investiu o equivalente a R$ 17 milhões no clube. Em sua gestão, o GV San José foi campeão da Copa Simón Bolívar, subiu para a primeira divisão do país, e no final de 2024 classificou-se para a Copa Sulamericana de 2025. Há dois meses (05/03), o GV San Jose derrotou o Aurora por 1×0 em Cochabamba (Bolívia) e classificou-se para a fase de grupos. No sorteio realizado na Conmebol em Assunção (Paraguai) o GV San Jose caiu no grupo do Fluminense (Brasil), Once Caldas (Colômbia) e Unión Española (Chile).