Paulo Folster e a família
Paulo Folster e a família (Crédito: Acervo Pessoal)

Nesta quinta-feira (10) às 21h30, o GV San Jose de Oruro, clube boliviano administrado por uma família de Curitiba, joga contra o Fluminense no Maracanã, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Fluminense foi Campeão da Copa Libertadores em 2023 vencendo o Boca Juniors da Argentina e vice-Campeão em 2008, numa final com o LDU do Equador.

“Enfrentar o Fluminense é um grande desafio, pois é um time de tradição e qualidade”, disse Paulo Folster, CEO e único investidor do clube.

O empresário Paulo Folster nasceu em La Paz (Bolívia) e veio para Curitiba em 1979, ainda criança. Na cidade, conheceu a esposa Ana Carolina Loyola Chaves e casou-se com ela. Têm filhos e cinco netos.

GV San José

O GV San José estreou na Copa Sul-Americana na quinta-feira (3) com um empate em casa (1 a 1) diante do Unión Española, do Chile. O jogo foi disputado no Estádio Hernando Siles, em La Paz. O Unión Española abriu o placar aos 37 minutos do segundo tempo, em chute de fora da área de Ignacio Nunez. Aos 43 do segundo tempo, López fez boa jogada na área, driblou dois zagueiros chilenos e chutou para as redes, empatando para o GV San Jose. O terceiro adversário será o Once Caldas, da Colômbia, campeão da Taça Libertadores no ano de 2004.

Gestão

Em 2022, Folster assumiu a gestão do clube e já investiu o equivalente a R$ 17 milhões no clube. Em sua gestão, o GV San José foi campeão da Copa Simón Bolívar, subiu para a primeira divisão do país, e no final de 2024 classificou-se para a Copa Sulamericana de 2025. Há um mês (05/03), o GV San Jose derrotou o Aurora por 1×0 em Cochabamba (Bolívia) e classificou-se para a fase de grupos.

No sorteio realizado na Conmebol em Assunção (Paraguai) o GV San Jose caiu no grupo do Fluminense (Brasil), Once Caldas (Colômbia) e Unión Española (Chile). Na primeira rodada, o Fluminense venceu o Once Caldas na Colômbia por 1×0 e GV San Jose e Uniõn Española empataram por 1×1.