Brasil campeão (Crédito: Divulgação/CBRu/Sudamérica Rugby)

A Seleção Brasileira Masculina, conhecida como os Tupis, se sagrou campeã no último domingo (dia 28) do 3 Nações sul-americano, torneio de rugby XV realizado na cidade colombiana de Barranquilla entre Brasil, Colômbia e Paraguai. O título veio com vitória sobre a seleção da casa por contundentes 52 a 13, com os Tupis dominando as ações do início ao fim.

Um dos titulares do Brasil na campanha é o curitibano Douglas Rauth, do Curitiba Rugby.

“O desafio maior era de conseguir passar bem pela maratona de quatro jogos em doze dias, com tamanha diferença de climas”, comentou Fernando Portugal, treinador dos Tupis. “Pudemos trabalhar bem diferentes plataformas de jogo, como por exemplo o scrum e o maul, e voltamos a ganhar test matches, o que é sempre bom e importante para os jogadores. Fechamos bem a competição, mesmo que ainda haja muito a melhorar. Os objetivos foram cumpridos e os atletas estão de parabéns pelos desafios que souberam superar”, concluiu Portugal.

Após a viagem à Colômbia, a Seleção Brasileira Masculina retornará ao país na 27ª colocação do ranking mundial, ganhando uma posição.

O primeiro try do jogo foi do Brasil, com o centro Joel Araújo recebendo bola aberta após o scrum, com a linha brasileira criando superioridade numérica. A Colômbia respondeu com penal chutado por Ortíz, porém, com ritmo intenso, o Brasil logo abriu larga margem. Aos 15′, o scrum brasileiro atropelou e André “Buda” Arruda anotou o segundo try. Na sequência, o lateral brasileiro funcionou e Leonardo “Neymar” de Souza finalizou o terceiro try com o maul dos Tupis entrando no in-goal colombiano.

Na reta final do primeiro tempo, foi a vez da linha brasileira mostrar qualidade com bela troca de passes para o try de Coghetto, aproveitando o cartão amarelo contra o time colombiano. No embalo, os Tupis chegaram ao sexto try antes da pausa, com Daniel “Maranhão” Lima ganhando bola aérea e Cleber “Gelado” Dias cruzou o in-goal após a troca de passes entre Gabriel Paganini e Victor “Feijão” Silva. A Colômbia ainda descontou com penal e o jogo foi ao intervalo com o Brasil vencendo por 31 a 06.

O segundo tempo começou bem para o time da casa, que marcou seu try com Guisao, apanhando chute de Gálvez. A resposta brasileira, no entanto, não tardou e Felipe Rosa cruzou o in-goal para o sétimo try verde e amarelo recebendo de Guilherme Coghetto, que fez grande corrida.

O Brasil finalizou o jogo com mais dois tries. Primeiro, com Gelado concluindo outro maul eficiente, e depois com Coghetto, fases bem construídas e troca de passes criando espaço para o fullback. 52 a 13, números finais, garantindo o título aos Tupis.

Três Nações – Torneio Sul-Americano de Rugby XV
20/08 – Colômbia (Tucanes) 13 x 21 Paraguai (Yacarés), em Barranquilla
24/08 – Brasil (Tupis) 31 x 28 Paraguai (Yacarés), em Barranquilla
28/08 – Colômbia (Tucanes) 13 x 52 Brasil (Tupis), em Barranquilla

ELENCO DO BRASIL
Hookers

David Müller Páscoa (Pasteur)
Diego Vidal (Ballynahinch – Irlanda)
Leonardo “Neymar” de Souza (São José)

Pilares
Leonel Moreno (Civitavecchia – Itália)
Wilton Murilo “Nelson” Rebolo (New York – EUA)
Henrique Ferreira (Pasteur)
Brendon Pinheiro (Pasteur)
Levy Marinho (Jacareí)
Lucas Abud (Poli)

Segundas linhas
Gabriel Paganini (Poli)
Cléber “Gelado” Dias (Poli)
Gabriel Henrique “Fúria” Oliveira (Jacareí)
Felipe Rosa (Benfica – Portugal)

Terceiras linhas
Adrio Luiz de Melo (Pasteur)
Matheus Claudio (Jacareí)
André “Buda” Arruda (Desterro)
Arthur Bergo (Poli)

Scrum-halves
Douglas Rauth (Curitiba)
Rafael “Raj” Spago (Pasteur)

Aberturas
João Paulo Amaral (SPAC)

Centros
Gabriel Zurka Quirino (São José)
Robert Tenório (Poli)
Victor Guilherme “Feijão” Silva (São José)
Joel Victor Araújo (Pasteur)

Pontas
Daniel “Maranhão” Lima (Poli)
Robson “Varejão” de Morais (Pasteur)

Fullbacks
Lucas “Zé” Tranquez (Poli)
Guilherme Coghetto (Farrapos)

Sobre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e como patrocinadores principais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio e KickBall. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).