Com gol de Manga, Coritiba empata, elimina o Athletico e avança para a final

Silvio Rauth Filho

Franklin de Freitas - Alef Manga comemora gol

O Coritiba está na final do Campeonato Paranaense 2022. A vaga foi garantida nesse domingo (dia 27) à tarde, no Couto Pereira, com o empate em 1 a 1 com o Athletico Paranaense, na partida de volta da semifinal. No jogo de ida, o Coxa venceu por 2 a 1 e, por isso, se classificaria com um empate. O Furacão precisava ganhar por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois ou mais gols de diferença para avançar direto. O gol como visitante não é critério de desempate.

Os gols foram de Alef Manga e Pablo.

Por questão de segurança, as semifinais foram disputadas com torcida única.

Agora, na final o Coritiba vai enfrentar o Maringá, que eliminou o Operário na semifinal. O primeiro jogo será na quarta-feira, em Maringá. A partida de volta está marcada para o Couto Pereira, no próximo domingo. Pelo regulamento, o mando de campo do segundo jogo fica com a equipe com melhor campanha na soma de todas as fases anteriores.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba e do Athletico.

SÉRIES INVICTAS
O Coritiba está invicto como mandante em 2022, com 4 vitórias e 3 empates no Couto Pereira.

Nos Atletibas no Couto Pereira, o Athletico defende uma série invicta de 4 jogos (3 empates e 1 vitória). A última vitória do Coxa como mandante nesse clássico foi em março de 2020, pela 1ª fase do Estadual, com o placar de 4 a 0.

ARTILHEIROS
O ponta Alef Manga tem agora 5 gols em 15 jogos em 2022. É o vice-artilheiro do time no ano, atrás de Léo Gamalho (7 gols em 12 partidas). No Paranaense 2022, Gamalho e Manga dividem a vice-artilharia da competição, com 5 gols cada, atrás de Rômulo (Athletico), com 6 gols.

Pelo Athletico, Pablo soma 1 gol em 6 jogos em 2022.

RIVALIDADE
Clássicos 350
Vitórias do Coritiba 136
Empates 102
Vitórias do Athletico 112
Gols do Coritiba 506
Gols do Athletico 453
Observação: Não inclui amistosos e Torneio Início

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiba eram Matheus Sales, Natanael, Guillermo e Pablo Garcia. A única mudança em relação ao jogo anterior foi o volante Willian Farias como titular. O técnico Gustavo Morínigo manteve o esquema tático 4-2-3-1, com a linha de três com Alef Manga e Igor Paixão pelos lados do campo e Thonny Anderson centralizado.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
Sem o técnico Alberto Valentim, suspenso, o Athletico foi comandado pelo auxiliar Lucho González. Ele não contava com Thiago Heleno, Erick, Matheus Fernandes, Léo Cittadini, Reinaldo e Julimar, todos lesionados. Outra baixa era o volante Juninho, com a seleção sub-20. Foram três mudanças em relação ao último jogo, com as entradas de Zé Ivaldo, Pablo Siles e Rômulo nos lugares de Thiago Heleno, Matheus Fernandes e Jader. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Rômulo e Davi Araújo pelos lados do campo e Terans centralizado. A principal novidade era Rômulo na meia-ponta esquerda, no lugar de Jader.

PRIMEIRO TEMPO
O início foi eletrizante, com os dois times avançados e buscando o gol a todo momento. O Coritiba levou perigo em finalizações de Andrey, Igor Paixão, Alef Manga e Thonny Anderson. Terans (duas vezes), Rômulo e Zé Ivaldo arremataram com perigo e quase abriram o placar no Couto Pereira. O gol do Coxa veio aos 36, em bom passe de Thonny Anderson nas costas de Zé Ivaldo e Abner. Alef Manga partiu livre e chutou forte para fazer 1 a 0. Aos 39, o Coritiba pediu pênalti por toque no braço de Rômulo. A arbitragem nada marcou.

SEGUNDO TEMPO
O segundo começou com bons ataques dos dois lados. Aos 7, Dani Bolt invadiu a área e chutou no braço de Willian Farias. Pênalti. O volante recebeu o 2ºamarelo no jogo e foi expulso. O Coxa ficou com um a menos. Pablo cobrou a penalidade e converteu: 1 a 1. Morínigo tirou Thonny Anderson colocou o volante Val. Com um jogador a mais, o Athletico passou a ter mais domínio territorial e da posse de bola. No entanto, levou pouco perigo no ataque e o Coxa incomodou em dois contra-ataques. Nos minutos finais, Lucho fez substituições para deixar o Furacão mais ofensivo e Morínigo colocou jogadores com características mais defensivas.

CORITIBA 1×1 ATHLETICO
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias e Andrey (Bernardo); Alef Manga (Marcio Silva), Thonny Anderson (Val) e Igor Paixão; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Athletico: Santos; Dani Bolt, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Pablo Siles (Pierre) e Christian; Davi Araújo (Pedrinho), Terans e Rômulo (Bissoli); Pablo. Técnico: Lucho González
Gols: Alef Manga (36-1º) e Pablo (12-2º)
Expulsão: Willian Farias (7-2º)
Cartões amarelos: Christian, Pablo Siles, Abner, Santos, Terans (A). Willian Farias, Egídio, Léo Gamalho, Henrique (C).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Andrey chuta de longe. Santos defende no canto.
5 – Terans para Pablo para Rômulo, que recebe na ponta-esquerda, invade a área e chuta perto, ao lado.
8 – Manga cruza. Ninguém corta. Paixão domina na 2ª trave, finta o marcador e chuta. Santos salva.
10 – Falta de longa distância. Terans cobra com um chute no canto. Muralha espalma.
15 – Terans pega rebote na meia-lua e chuta perto, ao lado.
16 – Contra-ataque. Paixão inverte para Manga, que chuta cruzado. Santos espalma.
20 – Egídio cruza na medida. Thonny Anderson cabeceia perto, sobre o gol.
25 – Falta de longa distância. Zé Ivaldo chuta perto, ao lado.
36 – Gol do Coritiba. Thonny Anderson enfia. Alef Manga parte nas costas de Zé Ivaldo e Abner, invade a área e fuzila Santos.
39 – Andrey chuta de fora da área. Santos espalma no ângulo.
46 – Pablo recebe na meia-lua e chuta no cantinho. Muralha espalma.

Segundo tempo
2 – Muralha lança. Thonny Anderson desvia e Igor Paixão sai na cara do gol. Ele chuta e Santos defende.
5 – Boa troca de passes. A bola chega até Pablo Siles, na meia-lua. Ele chuta para longe.
7 – Dani Bolt invade a área e chuta no braço de Willian Farias. Pênalti. O volante recebe o 2ºamarelo no jogo e é expulso.
12 – Gol do Athletico. Pablo cobra a penalidade com um chute forte, no alto. Muralha não alcança.
21 – Pedro Henrique chuta de longe. Muralha espalma no canto.
23 – Léo Gamalho enfia. Manga sai na cara do gol e chuta. Santos defende.
25 – Davi cruza da esquerda. Bissoli cabeceia perto, ao lado.
33 – Igor Paixão chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
45 – Jader solta a bomba de fora da área. Muralha espalma para escanteio.