Com gol de Soteldo, seleção da Venezuela aplica goleada histórica no Japão

Estadão Conteúdo

De olho em uma vaga inédita na Copa do Mundo de 2022, que será jogada no Catar, a Venezuela fechou com chave de ouro os amistosos que visam a preparação para as Eliminatórias, com início marcado para março do ano que vem. Nesta terça-feira, cinco dias depois de bater Trinidad e Tobago por 2 a 0, a seleção sul-americana mostrou um futebol envolvente e goleou o Japão por 4 a 1, mesmo jogando na cidade de Suita, em solo japonês.

A superioridade da Venezuela, comandada pelo técnico Rafael Dudamel, foi tanta que a goleada foi construída ainda no primeiro tempo. O centroavante José Salomón Rondón, que atua no Dalian Yifang (China), foi o grande destaque com um “hat-trick” (três gols na mesma partida) – aos oito, aos 31 e aos 34 minutos. O atacante Yeferson Soteldo, do Santos, marcou o quarto aos 38. Hotaru Yamaguchi diminuiu para os japonês aos 25 da segunda etapa.

Além de Soteldo, outro jogador venezuelano que atua no futebol brasileiro esteve em campo. O meio-campista Rómulo Otero, do Atlético-MG, entrou aos 16 minutos do segundo tempo, na vaga de Darwin Machis.

A goleada marcou a primeira vitória da Venezuela contra o Japão na história do confronto. Antes, em quatro duelos, todos realizados em território japonês, só empates: 0 a 0 em 2010, 1 a 1 em 2012, 2 a 2 em 2014 e 1 a 1 em 2018. Neles, sempre a seleção asiática saiu na frente no placar e acabou cedendo a igualdade.