Reprodução de vídeo – A demolição do tobogã do Pacaembu

Começou nesta terça-feira (29) a demolição de parte do estádio Pacaembu, um símbolo do futebol brasileiro. O “tobogã”, espaço da arquibancada localizado atrás de um dos gols, começou a ser demolido.

O Pacaembu foi o primeiro grande estádio do futebol brasileiro. Inaugurado em 1942, tinha capacidade para 60 mil pessoas e era o maior do país até a construção do Maracanã, em 1950, que oficialmente era para 155 mil pessoas.

Com o passar do tempo, a capacidade do Pacaembu diminuiu para 40 mil pessoas. Em 1998, o estádio foi tombado pelo patrimônio público. Mas mesmo assim a prefeitura de São Paulo o repassou para a iniciativa privada. A Concessionária Allegra Pacaembu, que venceu a licitação, poderá explorar o espaço por 35 anos.

Uma associação de moradores, chamada Viva Pacaembu, ainda tentou impedir a obra na Justiça, mas não conseguiu.

A concessionária promete investir R$ 400 milhões no Pacaembu e divulgou um texto com eufemismos para justificar a demolição do tobogã. “No lugar (do tobogã), será construído um edifício multifuncional, com espaços pensados para proporcionar experiências únicas, diferente do que São Paulo conhece”, diz o texto divulgado à imprensa pela concessionária.