Copa 2022

Aplicativo da Fifa dá ao torcedor estatísticas em tempo real dos atletas em campo

Estadão Conteúdo

Muitos torcedores acusam alguns jogadores de suas equipes de não se doar 100% ou correr menos do que o necessário. Agora, será possível basear isso – ou derrubar certas teorias – com evidências. A Fifa colocou em campo na Copa do Mundo uma função em seu aplicativo “Fifa+” que permite ao público nos estádios acompanhar cada jogador individualmente com detalhes impressionantes. Isso dá ao torcedor as ações de todos os atletas no gramado.

O torcedor precisa estar no estádio para acessar o Fifa+ Stadium Experience pela câmera do celular, que capta e faz o escaneamento de todo o gramado, identificando os atletas em tempo real e calculando suas estatísticas. “Para quem está no Catar, o inovador Fifa+ Stadium Experience coloca o fã dentro da ação como nunca antes visto e muda a forma de ver o jogo bonito”, anunciou a Fifa recentemente em seu site oficial.

Após localizar o campo em termos de segundos, a tela, então, passa a ficar parecida com um jogo de videogame, mas com a partida real de pano de fundo. O usuário consegue clicar em cada atleta, acompanhando sua trajetória pelo gramado e acessando suas informações pessoais e de performance. Tem até o mapa de calor do atleta escolhido.

“É algo revolucionário mesmo, não só para o futebol, mas também para o esporte de modo geral. A maneira do torcedor acompanhar sua equipe in loco não será mais a mesma. Até mesmo os profissionais de comunicação que estiverem trabalhando na partida terão uma outra gama de informações para análise imediata. A Fifa marca um golaço com essa inovação e será exemplo para outras entidades e ligas espalhadas pelo mundo”, destaca Fernando Patara, cofundador e Head de Inovação do Arena Hub.

Um vídeo de um torcedor utilizando a ferramenta no duelo entre Estados Unidos e Irã, na primeira fase da Copa, viralizou. O fã, nas arquibancadas do Al Thumama Stadium, entrou no aplicativo da Fifa, escaneou o gramado e passou a clicar em cada jogador daquele jogo. Sua tela, então, mostrou a foto do atleta e fixou um destaque por onde ele se deslocava. O vídeo é curto e não mostra todas as capacidades do programa, mas surpreendeu os fãs do futebol.

Ainda é possível ver a distância e velocidade percorrida pelo jogador e o seu mapa de calor, ressaltando, no próprio gramado, as áreas em que ele mais esteve no confronto. Além de outras estatísticas mais tradicionais, como passes, desarmes e chutes.