Copa 2022

Equador joga pelo empate contra Senegal em confronto direto por vaga nas oitavas

Estadão Conteúdo

De olho na classificação para as oitavas de finais da Copa do Mundo, Equador e Senegal fazem um jogo decisivo pela terceira rodada do Grupo A. Nesta terça-feira, às 12h, no Estádio Khalifa, em Doha, no Catar, quem vencer avança para a próxima fase. Com quatro pontos, a seleção sul-americana garante a classificação com um empate, mas um triunfo pode garantir a liderança da chave em caso de tropeço da Holanda diante do eliminado Catar. Em terceiro, com três pontos, os africanos necessitam dos três pontos pela vaga.

Nos dois jogos, o Equador esteve sob o comando de Enner Valencia, que marcou todos os gols da seleção. Dois na vitória na abertura contra o Catar e outro no empate com a Holanda. Já Senegal, mesmo com a derrota na estreia contra os europeus, fez um grande jogo e superou sem dificuldades os anfitriões na última rodada, por 3 a 1.

O Equador novamente tem como dúvida seu principal jogador. Com uma torção no joelho, Valencia é dúvida para o duelo. O atacante já era problema para o último confronto contra a Holanda e na partida acabou saindo de maca. Caso seja vetado, Sarmiento e Kevin Rodriguez brigam por uma vaga no meio campo, deixando Michael Estrada centralizado na frente.

O técnico Gustavo Alfaro comentou sobre a situação do seu principal jogador do mundial: “Enner, lamentavelmente, tem uma torção no joelho, mas não comprometeu os ligamentos. Ele fez exames e não foi apresentado nada a mais que isso. Mas, da mesma maneira que tem a torção no joelho, ele tem o coração ligado ao Equador. Tenho confiança que ele vai estar em campo”, disse o treinador, em tom otimista.

Sem Sadio Mané, principal jogador da seleção senegalesa, o técnico Alliou Cissé teve que manter o espírito competitivo da equipe sem sua principal estrela. O lateral-esquerdo Fodé Ballo-Touré voltou aos treinamentos e pode virar opção.

Precisando vencer para classificar, o treinador prega uma mentalidade vencedora e usa o Marrocos de exemplo. “O objetivo é fazer como o Marrocos. Foi uma vitória muito boa contra a Bélgica. Isso pode ser uma espécie de inspiração para nós, que precisamos ganhar. Parabenizo o Marrocos, seu técnico e seus jogadores”, concluiu Cissé.

FICHA TÉCNICA

EQUADOR X SENEGAL

EQUADOR – Galindez; Preciado, Torres, Hincapié e Estupiñan; Méndez, Caicedo, Plata e Ibarra; Valencia (Sarmiento/Rodriguez) e Estrada. Técnico: Gustavo Alfaro.

SENEGAL – Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs; Sarr, Mendy, Gueye e Diatta; Dia e Diedhiou. Técnico: Alliou Cissé.

ÁRBITRO – Clement Turpin (França).

HORÁRIO – 12h (de Brasília).

LOCAL – Estádio Internacional Khalifa, em Doha.