Seleções africanas batem recorde de vitórias em uma edição de Copa do Mundo

Estadão Conteúdo

As seleções africanas venceram seis partidas pela primeira vez em uma edição da Copa do Mundo. Este é o primeiro Mundial em que todas as equipes são comandadas por técnicos do continente. A campanha é superior às quatro vitórias africanas obtidas nas Copas de 2002 e 2010.

O recorde histórico ainda pode ser ampliado nesta fase de grupos quando Gana enfrentará o Uruguai, enquanto Camarões tem pela frente os reservas do Brasil, nesta sexta-feira.

Senegal, Marrocos, Gana, Camarões e Tunísia se classificaram para a Copa do Catar e são treinadas por Aliou Cissé, Walid Regragui, Otto Addo, Rigobert Song e Jalel Kadri, respectivamente. Historicamente, as federações africanas escolhiam técnicos europeus para treinar suas seleções.

O Mundial de 2002, disputado há dez anos, foi o primeiro em que a Fifa deu cinco vagas a africanos. No domingo, o técnico ganês Otto Addo criticou o número de lugares para times africanos na Copa.

“A África tem 55 países e acho que merece mais vagas. Nunca houve um ponto de partida onde todos têm a mesma chance no começo. É muito difícil, com cinco vagas, evoluir. Se você tem 12 ou 15 vagas, não lembro quantas são na Europa, você tem a probabilidade de crescer mais rápido, o dobro dos times africanos, não importa a qualidade. Fazer esse tipo de pergunta para mim é injusto. Vamos tentar melhorar”, reclamou o treinador.

Marrocos também fez história nesta Copa do Mundo. A seleção marroquina garantiu a melhor campanha de uma nação africana em uma fase de grupos. Invicta, termina com duas vitórias, um empate, quatro gols marcados e apenas um sofrido. É a segunda seleção africana a se classificar às oitavas no Catar, seguindo Senegal.

As vitórias africanas na Copa do Catar foram: Gana 3 x 2 Coreia do Sul, Marrocos 2 x 0 Bélgica, Marrocos 2 x 1 Canadá, Senegal 3 x 1 Catar, Senegal 2 x 1 Equador e Tunísia 1 x 0 França.

AS MARCAS HISTÓRIAS DOS AFRICANOS EM COPAS
O Egito foi a primeira seleção africana a se classificar para uma Copa, em 1934. A primeira vitória africana em Mundiais veio com a Tunísia em 1978. Oito anos depois, o Marrocos fez história ao se classificar ao mata-mata. Apenas em três ocasiões uma seleção africana chegou às quartas de final. A primeira delas foi Camarões, em 1990, depois Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.