O tenista Cristian Garin
O tenista Cristian Garin (Crédito: Divulgação/João Pires/Fotojump)

O chileno Christian Garin, ex-top 20 do mundo, é um dos nomes confirmados na chave principal da Copa Internacional de Tênis – Ano III, torneio ATP Challenger 75 que será disputado de 13 a 19 de outubro, nas quadras de saibro do Graciosa Country Club, em Curitiba. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site https://appticket.com.br/curitiba2025, sempre no dia anterior ao jogo escolhido.

Vindo de uma sequência positiva no circuito, Garin conquistou no último fim de semana o título do Challenger de Antofagasta, em seu país, ao vencer o argentino Facundo Díaz Acosta por 2/6, 6/3 e 6/3. Foi o terceiro troféu Challenger do chileno em 2025, somando-se aos de Oeiras (Portugal) e Mauthausen (Áustria). Com o resultado Garin tira de Nicolás Jarry o posto de segundo melhor chileno no ranking mundial.

Com o resultado, o ex-número 17 do mundo subiu para a 107ª posição no ranking da ATP e ficou muito próximo de retornar ao Top 100, consolidando sua retomada após um período de altos e baixos nas últimas temporadas.

Especialista no saibro

Especialista no saibro, aos 29 anos Garin chega a Curitiba em grande forma e desponta como um dos nomes mais perigosos da chave. Campeão de quatro torneios ATP 250 e do Rio Open 2020 (ATP500), o maior na carreira — todos na terra batida — e com vitórias sobre grandes nomes do circuito, ele é considerado um adversário de alto risco para qualquer cabeça de chave no torneio paranaense, ainda que seja o 9º cabeça pelo ranking que fechou na lista de entrada -125º.

Top 100

A presença de Garin reforça o nível técnico da Copa Internacional de Tênis, que em 2025 terá três jogadores top 100 e os principais nomes do tênis brasileiro, incluindo Thiago Monteiro e Thiago Seyboth Wild, ao lado do paranaense João Eduardo Schiessl, primeiro atleta a receber convite da organização. A chave tem 20 tenistas com entrada pelo ranking, três por convite e seis pelo qualifying e ainda existem dois para o caso de Special Exempts, quando o atleta não pode disputar o classificatório porque está na final em outro evento. Se não utilizados, entrtam os próximos da lista.

O qualifying está marcado para começar no dia 12 e terminar no dia 13 de outubro, quando também começa a chave principal. A Copa Internacional de Tênis Ano III distribui um total de US$100 mil em premiação e 75 pontos ao campeão.

  • Todos os campeões:
  • Simples
  • 2023- Hugo Dellien(BOL)
  • 2024- Jaime Faria(POR)
  • Duplas
  • 2023- Guido Andreozzi(ARG)/ Ignácio Caru(URU)
  • 2024- Fernando Romboli(BRA)/Matias Soto(CHI)

A Copa Internacional de Tênis – Ano III, é apresentado pela Philco, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Festval, Kia, Vivara, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Azul – Transportadora Oficial, Costa do Sauípe, INNI Bola e Roupa Oficial e Piemonte. A sede da competição é o Graciosa Country Club, o evento também conta com o Apoio de World Wine e Aberje. O evento integra o calendário Mundial ATP Challenger Tour 75.

A realização é do Instituto Sports.

  • Copa Internacional de Tênis – Ano III
  • 13 a 19 de outubro
  • Graciosa Country Club
  • Rua Clóvis Bevilaqua, 181, Cabral, Curitiba(PR)