Em meio à festa de 102 anos de existência, o Coritiba alardeou ontem o ingresso no Guinness Book, o livro dos recordes. Motivo: as 24 vitórias seguidas, obtidas neste ano, entre partidas do Campeonato Estadual e da Copa do Brasil. Pelos critérios do Guinness, o feito coxa-branca lista a marca ao considerar apenas partidas de campeonatos. O Benfica, de Portugal, soma 29 triunfos seguidos entre 1971 e 1973, mas a conta inclui amistosos.

Segundo informações de bastidores, o Guinness Book notificou o Coritiba no dia 15 de setembro. Mas o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, segurou a informação para divulgá-la aos sócios no dia de ontem, em que o clube completava 102 anos e fazia uma festa no terreno do novo CT. O Coritiba recebe hoje, através do Guinness, o título inédito na história do fuebol brasileiro. Isso ficará marcado para a eternidade, afirmou, em discurso no novo CT do clube.

Andrade comentou ontem a inclusão do Coritiba no Guinness. Essa informação foi um estudo feito pelo Guinness, através de uma análise de todos os campeonatos do mundo todo, disse ontem, em entrevista a uma rádio de Curitiba. Ele confirmou o critério do Guinness acerca das partidas oficiais e dos anistosos. O Coritiba será o único que teve 24 (vitórias) em campeonatos. Isso deu o título.

A série de vitórias começou sobre o Iraty (5 a 0), em 3 de fevereiro deste ano. O último dos 24 triunfos foi sobre o Palmeiras (6 a 0), em 5 de maio. A série foi encerrada em 12 de mai, com uma derrota de 2 a 0 diante do mesmo Palmeiras. O Coritiba hoje é o maior vitorioso do mundo. Não tem preço, não tem como mensurar isso, festejou ontem o vice coxa-branca. (LVR)