
O Coritiba venceu por 2 a 1 o Athletico Paranaense, nessa quarta-feira (dia 23) à noite, na Arena da Baixada, na partida de ida das semifinais do Campeonato Paranaense. Os gols foram de Alef Manga (2) e Terans. O jogo de volta será no Couto Pereira, no domingo às 16 horas. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de igualdade na soma dos dois placares, a decisão será nos pênaltis. Quem avançar, pega na final o vencedor de Maringá x Operário.
Por questão de segurança, todos os jogos das semifinais são com torcida única.
Clique para assistir aos gols da partida: 1º gol de Alef Manga, 2º gol de Alef Manga, gol de Terans.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba e para os jogadores do Athletico.
VAIAS
Após o apito final, a torcida do Athletico gritou em coro: “Fora Valentim”
JEJUM
Nos seis Atletibas anteriores, o Athletico somou 4 vitórias e 2 empates. A última vitória do Coritiba havia ocorrido em março de 2020, pela 1ª fase do Paranaense — 4 a 0, no Couto Pereira.
RIVALIDADE
Clássicos 349
Vitórias do Coritiba 136
Empates 101
Vitórias do Athletico 112
Gols do Coritiba 505
Gols do Athletico 452
Fonte: Historiadocoritiba.com.br
ARTILHEIROS
O uruguaio David Terans soma 3 gols em 5 jogos pelo Athletico em 2022. No total, ele acumula 13 gols em 50 partidas pelo clube.
O ponta Alef Manga tem agora 4 gols em 14 jogos em 2022. É o vice-artilheiro do time no ano, empatado com Igor Paixão (4 gols em 15 jogos) e atrás de Léo Gamalho (7 gols em 11).
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O técnico Alberto Valentim não contava com Erick, Cittadini, Julimar e Reinaldo, todos lesionados, além de Juninho (seleção sub-20) e Marcinho (afastado). Não foram inscritos no Paranaense os volantes Bryan Garcia e Hugo Moura, os pontas Vitor Bueno, Cuello, Marcelo Cirino, John Mercado e Pedro Rocha e o meia/ponta Marlos. A principal novidade foi Christian como volante. O esquema tático era o 4-2-3-1 — a linha de três tinha Davi e Jader pelos lados do campo e Terans centralizado.
ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Gustavo Morínigo não tinha Guillermo de los Santos, Robinho, Natanael, Matheus Sales e Pablo Garcia, todos lesionados. Recém-recuperado de lesão, Willian Farias começou no banco. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, a linha de três tinha Alef Manga e Igor Paixão pelos lados do campo e Thonny Anderson centralizado.
PRIMEIRO TEMPO
O começo do jogo foi eletrizante, com os dois times com postura avançada e buscando o gol a cada lance. Foram três boas jogadas ofensivas de cada equipe e dois gols em 25 minutos. O Coxa abriu o placar aos 10, interceptando tiro de meta de Santos, efetuando boa troca de passes e finalizando com belo chute de Alef Manga: 1 a 0. O Athletico empatou quatro minutos depois, em boa jogada pela direita. Jader cruzou rasteiro, Pablo deu um toquinho de calcanhar e Terans fuzilou: 1 a 1. Depois dos 25, os dois times reduziram o ritmo e encaixaram a marcação. O jogo ficou com raras jogadas ofensivas. Aos 37, Matheus Fernandes saiu lesionado. Entrou Pablo Siles. O Coritiba fez 2 a 1 aos 43, em bola longa de Muralha, desvio de Igor Paixão e finalização de Alef Manga.
SEGUNDO TEMPO
O Coritiba recuou e tentou amarrar o jogo no segundo tempo. O Athletico ficou mais com a posse de bola e, aos poucos, foi encontrando espaços para atacar. Pablo e Rômulo exigiram duas boas defesas do goleiro Alex Muralha. Terans, Pedro Henrique e Thiago Heleno também levaram perigo em chutes de longa distância. O visitante pouco atacou no segundo tempo e só incomodou mesmo em doss contra-ataques (um cruzamento de Gamalho para cabeceio de Paixão, aos 22, e um lançamento de Andrey para Clayton, aos 48). A pressão do Athletico aumentou nos minutos finais e Thiago Heleno perdeu chance incrível, aos 49, quando recebeu livre na área e chutou para fora.
SUBSTITUIÇÕES
Aos 15, mudança no Athletico, com o atacante Rômulo entrando na meia-ponta, no lugar de Jader. O esquema foi mantido. Aos 26, Alberto deixou o time mais ofensivo, colocando o ponta Daniel Cruz no lugar do lateral Dani Bolt. Aos 31, o Coxa ficou mais defensivo, com as entradas do lateral Matheus Alexandre e o volante Willian Farias nos lugares de Warley e Val. Aos 36, entraram o meia Régis e o centroavante Clayton no Coritiba.
ATHLETICO 1×2 CORITIBA
Athletico: Santos; Dani Bolt (Daniel Cruz), Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Christian e Matheus Fernandes (Pablo Siles); Jader (Rômulo), Terans e Davi Araújo; Pablo. Técnico: Alberto Valentim
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Val (Willian Farias) e Andrey; Alef Manga (Régis), Thonny Anderson (Guilherme Biro) e Igor Paixão; Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Alef Manga (10-1º e 43-1º) e Terans (14-1º)
Expulsão: Alberto Valentim (38-2º)
Cartões amarelos: Davi, Matheus Fernandes, Pablo Siles (A). Alex Muralha, Clayton (C).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Público: 22.764
Local: Arena da Baixada
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Gol do Coritiba. Santos sai jogando. Andrey corta. Paixão toca para Gamalho, que aciona Val. Ele enfia para Alef Manga, na área. Ele chuta cruzado e Santos aceita.
14 – Gol do Athletico. Jader cruza rasteiro. Na área, Pablo dá um toquinho para Terans, livre, fuzilar Muralha.
16 – Bola alta pra área. Igor Paixão cabeceia no cantinho. Santos espalma.
21 – Escanteio. Igor Paixão cruza. Alef Manga cabeceia perto, ao lado.
31 – Thonny Anderson chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
43 – Gol do Coritiba. Alex Muralha lança. Igor Paixão desvia de cabeça. Thiago Heleno cai na dividida e Alef Manga sai na cara do gol. Ele chuta e marca.
Segundo tempo
2 – Dani Bolt cruza. Davi pega rebote na área e chuta sobre o gol.
8 – Terans chuta de longe. Muralha defende em dois tempos.
17 – Abner cruza. Pablo cabeceia no cantinho. Muralha espalma.
18 – Rômulo faz jogada individual e chuta do bico da área. Muralha espalma no ângulo.
20 – Terans chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
22 – Gamalho cruza. Paixão cabeceia perto, ao lado.
27 – Pedro Henrique chuta de fora da área. Muralha defende.
33 – Davi cruza da direita. Christian cabeceia perto, sobre o gol.
41 – Thiago Heleno solta a bomba de longe. A bola passa perto, ao lado.
48 – Andrey lança. Clayton recebe nas costas da defesa, invade a área e chuta. Santos defende.
49 – Thiago Heleno recebe na área, livre. Ele gira e chuta para fora, ao lado.