
O ponta Alef Manga, 27 anos, virou alvo de torcedores furiosos do Coritiba. Nas redes sociais, recebeu diversas ofensas e xingamentos após desperdiçar uma chance clara contra o Corinthans, na última quarta-feira (dia 20), em São Paulo, quando a partida estava 0 a 0. No lance, ele tinha Régis livre na área, mas preferiu finalizar. E chutou para fora. Desde então, o atacante foi rotulado de ‘fominha’, a gíria do futebol para jogador egoísta.
No mesmo jogo com o Corinthians, Alef Manga criou duas chances claras, dando um cruzamento e um passe perfeito para Régis marcar dois gols. No entanto, o meio-campista chutou para fora nas duas ocasiões.
Os dois lances, porém, não ajudaram a reduzir o discuro de ódio contra Manga nas redes sociais.
Além dessas jogadas, os números mostram que o atacante tem alguns números negativos, mas está longe de ser o vilão pela campanha do Coritiba no Campeonato Brasileiro. O jogador fez dois gols e deu duas assistências em 17 partidas (13 como titular) na competição. É o quarto da equipe que mais participou diretamente de gols, atrás de Igor Paixão (8 participações = 4 gols + 4 assistências), Léo Gamalho (6 gols + 0 assistência) e Adrián Martínez (4 gols + 1 assistência).
DRIBLES
Para ter uma forte fama de ‘fominha’, o jogador precisa usar e abusar dos dribles. Não é o caso de Alef Manga. Ele é apenas o 5º colocado do Coritiba em tentativas de dribles (1,5 por jogo), empatado com o lateral-esquerdo Egídio e com o ponta José Hugo. Fica atrás do ponta Igor Paixão (5,4 por jogo), do meia-atacante Thonny Anderson (3,2), do ponta Fabrício Daniel (3,2) e do volante Andrey (2,2). Os dados são do WhoScored.
Em dribles certos, os melhores do Coritiba são Igor Paixão (2,9 por jogo), Thonny Anderson (2,2), Fabrício Daniel (2,2), Andrey (1,3), Egídio (1,3), o meia Robinho (1,0) e Alef Manga (0,8).
FINALIZAÇÕES
Alef Manga também não é o jogador do Coritiba que mais tenta arremates a gol. Ele soma 2,3 finalizações por jogo, ficando atrás de Andrey (2,8) e Igor Paixão (2,6). O centroavante Léo Gamalho tem média de 2,0 por partida.
Em finalizações certas, os melhores do Coritiba são Andrey (1,3), Léo Gamalho (1,1), Igor Paixão (0,8), o centroavante Adrián Martínez (0,7) e Alef Manga (0,6).
PONTARIA
O ponto negativo de Alef Manga é a precisão. Entre os cinco jogadores do Coritiba que mais finalizam, ele tem a pior pontaria, ou seja, a menor porcentagem de acerto no gol adversário (finalizações certas/totais).
Precisão nas finalizações*
Adrián Martínez 70%
Léo Gamalho 55%
Andrey 46%
Igor Paixão 31%
Alef Manga 26%
*Porcentagem de finalizações certas no número total de finalizações
PASSES PARA FINALIZAÇÕES
Entre os jogadores do Coxa, Alef Manga é o quarta que mais prepara jogadas para o arremate dos companheiros. Ele é o quarto em passes para finalizações, com média de 1,2 por jogo, empatado com o volante Andrey. Só fica atrás de Igor Paixão (1,7 por jogo), Robinho (1,6) e Egídio (1,5).