Mathaus Sodré
O técnico Mathaus Sodré (Crédito: Reprodução de vídeo/Youtube/Águia TV)

Fundado em 1982, o Águia de Marabá viveu a melhor temporada da sua história em 2023. Foi campeão paraense pela primeira vez desde sua fundação. O título veio com vitória sobre o Remo na final. O clube de Marabá também fez boa campanha na Série D do Campeonato Brasileiro, com 6 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, terminando em 3º lugar no seu grupo. Acabou eliminado na segunda fase, perdendo para o Atlético do Ceará.

Na Copa do Brasil de 2023, o Águia eliminou o Botafogo-PB na primeira fase (2 a 1) e o Goiás na segunda fase (vitória nos pênaltis). Caiu na terceira fase, diante do Fortaleza (uma derrota por 6 a 1 e outra por 2 a 0). Na época, o Goiás era comandado pelo técnico Guto Ferreira, agora no Coritiba.

Coritiba e Águia se enfrentam nesta quinta-feira (dia 22) às 20 horas, em Marabá.

O Águia vai disputar a Copa do Brasil pela quinta vez. A melhor campanha no Campeonato Brasileiro foi em 2008, quando terminou a Série C em 5º lugar.

Em 2024, o Águia faz campanha irregular no Paraense, com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Só marcou quatro gols em seis rodadas. A única derrota foi para o Paysandu, em Marabá, por 3 a 0. O resultado provocou a saída do técnico Rafael Jaques, na terceira rodada. Em seguida, o clube trouxe Mathaus Sodré, 36 anos, que foi campeão estadual com o próprio Águia em 2023. O time de Marabá ainda não enfrentou outro clube tradicional do Pará em 2024, o Remo. O confronto será no próximo domingo.

Nascido em 1987, Mathaus recebeu o nome em homenagem a Lothar Matthaus, campeão do mundo com a seleção da Alemanha em 1990 e técnico do Athletico Paranaense em 2006. A ideia do nome foi do pai, Gerson Sodré, 66 anos, ex-jogador de Grêmio Maringá, União Bandeirante, Portuguesa e Ceará.

Em 2024, o Águia conta com o ponta Elielton, 31 anos, que jogou no Paraná Clube em 2021 – sob o comando do técnico Maurício, ele disputou sete jogos e fez um gol.

ÁGUIA x CORITIBA
Águia: Axel; Bruno Limão, David Cruz, Cassius e Alan Maia; Dindê e Kaíque; Wander, Hitalo e Elielton; Braga. Técnico: Mathaus Sodré
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Mauricio Antonio, Bruno Melo e Jamerson; Arilson e Geovane Meurer; Robson, Matheus Bianqui e Frizzo; Wesley Pomba. Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Local: Estádio Zinho Oliveira, em Marabá (PA), às 20 horas
TV: Sportv e Premiere