O atacante Figueiredo: ex-América-MG e Coritiba
O atacante Figueiredo: ex-América-MG e Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

O Coritiba vai enfrentar o América-MG neste domingo (dia 21) às 16 horas, na Arena Independência, em BH, pela 27ª rodada da Série B. O time mineiro perdeu seus dois melhores jogadores ao longo da competição. E agora conta com atacantes que já atuaram por Athletico Paranaense e Coxa.

Fabinho e Figueiredo

Os atacantes Figueiredo (24 anos, ex-Coritiba e Vasco) e Fabinho (25 anos, ex-Athletico-PR, São Paulo e Criciúma) eram os dois melhores jogadores do América na Série B, segundo o ranking Sofascore. No entanto, o clube perdeu a dupla.

Fabinho em Athletico x Corinthians (Crédito: Valquir Aureliano)

Fabinho sofreu lesão no joelho em 26 de junho e não tem previsão de retorno. Ele tinha 2 gols e 2 assistências em 8 jogos na competição.

Multicampeão e goleador na base do São Paulo, ele chegou ao Athletico Paranaense em 2020. Disputou 20 jogos pelo clube paranaense e marcou um gol – foi na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, pelo Brasileirão. Depois, rodou pelo Brasil e se destacou em 2022, no CRB, com oito gols em 31 jogos. Teve grande temporada em 2023, com 11 gols em 44 jogos pelo Criciúma.

Saída polêmica

Já Figueiredo saiu de forma polêmica. Em 30 de agosto, o América publicou esse comunicado. “O Vasco, detentor dos direitos do jogador, recebeu uma proposta do Alverca, de Portugal. O América exerceu o direito de preferência para adquirir o atleta. A proposta foi aceita pelo clube carioca, no entanto, o jogador optou por aceitar as condições do clube que o procurou”, informou o clube mineiro.

Figueiredo tinha 4 gols e 3 assistências em 21 jogos na Série B. Em 2024, fez 2 gols e 4 assistências em 42 partidas pelo Coritiba.

Miguelito

Sem a dupla Fabinho e Figueiredo, o boliviano Miguelito, 21 anos, virou o destaque da equipe. Ele soma 4 gols e 4 assistências em 18 jogos na Série B. O jogador, que pertence ao Santos e está emprestado, vem atuando na ponta-direita.

américa
O meia-atacante boliviano Miguelito, do América-MG (Crédito: Divulgação/Mourão Panda/América-MG)

Outro gringo titular é o meio-campista argentino Elizari (34 anos, ex-Defensa y Justicia-ARG), primo da dupla Diego e Gabi Milito.

Artilheiro

O artilheiro do América é o centroavante Willian Bigode, 38 anos, com 6 gols em 23 jogos na Série B. Ele defendeu o Athletico-PR de 2006 a 2008 e em 2023. Outro veterano conhecido do Coelho é o lateral-direito Mariano, 39 anos, ex-Atlético-MG, Sevilla-ESP e Fluminense.

Willian Bigode e Bruno Melo
Willian Bigode, do América, e Bruno Melo, do Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

Atacantes ex-Coritiba

O América trouxe o ponta David da Hora, 25 anos, por empréstimo do Coritiba, na atual janela de transferências. Ele entrou nos minutos finais das duas últimas partidas. Não há informações se o contrato veta a participação do atleta contra o clube de origem, nesse caso, o Coxa.

Outro atacante ex-Coritiba é Rafa Silva, 33 anos, que jogou no sub-20 do clube paranaense em 2011 e no profissional em 2012 e 2013. Ele defendeu o Cruzeiro em 2024 e não vinha sendo aproveitado no Mirassol em 2025 (apenas uma partida).

Desempenho

O América-MG é 2º time com mais posse de bola na Série B de 2025, com 56%, e o 2º em passes certos, com 368 por jogo. É o 1º em finalizações no gol (4,8 por partida) e o 5º em finalizações (14 por jogo). No entanto, é o 2º que mais desperdiça grandes chances de gol (36 no total). Os dados são do Sofascore.

O técnico

O técnico do América é Alberto Valentim, ex-lateral-direito do Athletico Paranaense. Ele foi campeão da Copa Sul-Americana 2021 comandando o Furacão. Em 2025, dirigiu a Ponte Preta no Paulistão e na Série C.

Alberto Valentim (Crédito: Franklin de Freitas)

Alberto chegou ao América em 15 de agosto, após a demissão de Enderson Moreira, que somou 10 partidas no clube (2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas). Desde que foi contratado, o técnico ex-Athletico-PR venceu o Avaí, perdeu para o Goiás e acumulou três empates (Amazonas, Operário e Paysandu).

Ele é o terceiro treinador do América na Série B de 2025. Antes de Enderson, a equipe foi comandada por William Batista.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

A provável escalação do América-MG contra o Coritiba é: Gustavo; Júlio César (Mariano), Ricardo Silva, Lucão e Dalbert (Paulinho); Kauã Diniz, Elizari e Felipe Amaral; Stênio, Willian Bigode e Arthur Sousa.