Al-Hilal
Al-Hilal comemora recorde mundial (Crédito: Divulgação/Al-Hilal)

O saudita Al-Hilal, time comandado pelo técnico português Jorge Jesus, bateu o recorde de vitórias consecutivas nesta terça-feira ao superar o compatriota Al-Ittihad, por 2 a 0, pela Liga dos Campeões da Ásia. O time saudita alcança 28 triunfos seguidos e deixa para trás o galês The New Saints.

O Coritiba somou 24 vitórias seguidas em 2011 e, na época, a façanha chegou a ser considerada um recorde mundial pelo Guinness Book.

Em seguida, porém, o Guinness mudou o critério e passou a considerar a sequência de vitórias do Ajax, da Holanda, entre outubro de 1971 e de março de 1972, como recorde mundial, com 26 vitórias seguidas. A publicação resolveu excluir amistosos, o que não alterou a série do Coritiba, mas retirou da lista uma derrota do Ajax para o Olympique de Marselha, em fevereiro de 1972. Com essa alteração, o Coritiba caiu para a terceira colocação na lista de recordes. O Ajax de 1995 ficou na segunda colocação, com 25 vitórias.

O Al-Hilal, do craque Neymar e do técnico português Jorge Jesus (ex-Flamengo), conta ainda com o lateral-esquerdo Renan Lodi (ex-Athletico Paranaense), os pontas Malcom (ex-Barcelona) e Michael (ex-Flamengo), o centroavante sérvio Mitrovic (ex-Fulham-ING e Newcastle-ING), o meio-campista sérvio Milinkovic-Savic (ex-Lazio-ITA), o volante português Rubens Neves (ex-Wolverhampton-ING e Porto-POR), o goleiro marroquino Bono (ex-Sevilla-ESP) e o zagueiro senegalês Koulibaly (ex-Napoli-ITA).

Nessa terça-feira, mesmo sem contar com a estrela Neymar, que está se recuperando de grave lesão no joelho sofrida em setembro, o Al-Hilal foi capaz de emendar a marca impressionante ao ganhar partidas do Campeonato Saudita e da Liga dos Campeões da AFC.

Nesta terça-feira, Yasser Al-Shahrani e o ex-corintiano Malcom fizeram os gols da classificação, fora de casa, sobre o Al-Ittihad, de Romarinho, e comandado pelo argentino Marcelo Gallardo, que perdeu a final da Libertadores de 2019 com o River Plate para o Flamengo de Jorge Jesus.

Neymar participou de duas das 28 vitórias seguidas do Al-Hilal e a previsão é que o atacante brasileiro só volte a estar à disposição de Jorge Jesus na próxima temporada, que começa entre agosto e setembro. O brasileiro Malcom também tem se destacado, com presença em quase todos os jogos e 14 gols na temporada, sendo dez no campeonato nacional.

Na semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, o Al-Hilal medirá forças com o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Na outra chave, o sul-coreano Ulsan Hyundai aguarda o vencedor do duelo entre o japonês Yokohama Marinos e o chinês Shandong Taishan, antigo Shandong Luneng.