
O Coritiba enfrenta o América-MG neste domingo (21), às 16 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida vale pela 27ª rodada da Série B e confronta o líder da competição e o líder da zona de rebaixamento.
- Coritiba: com que cara vai na Série B? | Confronto com o América-MG
- Adversário do Coritiba perde principais jogadores e tem atacantes ex-Athletico e Coxa
- Coritiba entra na Taça FPF em busca de vaga na Copa do Brasil
A partida será transmitida pela ESPN (TV fechada) e pelo Disney+ (streaming).
Tabela
Na Série B, o Coritiba aparece como líder, com 47 pontos após 26 rodadas. Não sairá da zona de acesso, independentemente dos demais resultados da rodada. O América-MG é o primeiro time entre os que estão na zona de rebaixamento. Ocupa a 17ª posição, com 27 pontos. Se vencer, deixa a zona.
Números
Apesar de estar na zona de rebaixamento, o América-MG é 2º time com mais posse de bola na Série B de 2025, com 56%, e o 2º em passes certos, com 368 por jogo. É o 1º em finalizações no gol (4,8 por partida) e o 5º em finalizações (14 por jogo). No entanto, é o 2º que mais desperdiça grandes chances de gol (36 no total).
A título de comparação, o Coritiba aparece em 5º em posse de bola (52,8%) e em 4º em passes certos (355 por jogo). Por outro lado, o time acerta apenas 3,8 bolas no alvo a cada jogo.
Josué
O meia português Josué treinou nesta quinta-feira (18) e nesta sexta-feira (19) e está entre os relacionados para a partida. Ele se machucou diante da Ferroviária (vitória coxa-branca por 4 a 0) e desfalcou o time diante do Goiás (empate em 0 a 0). O técnico Mozart faz mistério sobre sua utilização como titular. Se Josué não jogar, a tendência é que Mozart escale Vini Paulista, assim como já fez diante do Goiás.
Escalação do Coritiba
No Coritiba, há quatro desfalques imediatos. O goleiro Pedro Rangel, o volante Filipe Machado e o atacante Clayson cumprem suspensão, após terem levado cartão vermelho após o apito final diante do Goiás. Pedro Rangel e Filipe Machado já não foram titulares nessa partida. Já Clayson deve dar lugar a Iury Castilho.
Além disso, o centroavante Rodrigo Rodrigues está lesionado. Dellatorre e Gustavo Coutinho concorrem pega vaga, com mais chance para este último.
Relacionados
- Goleiros: Benassi, Gabriel Leite e Pedro Morisco.
- Laterais: Bruno Melo, Felipe Guimarães, João Almeida e Zeca
- Zagueiros: Guilherme Aquino, Jacy, Maicon e Tiago Cóser
- Meio-campistas: De Pena, Geovane, Josué, Sebá Gomez, Vini Paulista e Wallisson
- Pontas: Everaldo, Iury Castilho, Lucas Ronier e Nicolas Careca
- Centroavantes: Dellatorre e Gustavo Coutinho
Escalação do América
O América-MG perdeu dois jogadores importantes. O meia Fabinho sofreu lesão no joelho em 26 de junho e não tem previsão de retorno. O atacante Figueiredo (ex-Coritiba) foi para o Alverca, de Portugal — a contragosto do clube mineiro, que queria mantê-lo.
Sem eles, o boliviano Miguelito, 21 anos, virou o destaque da equipe. Ele soma 4 gols e 4 assistências em 18 jogos na Série B. Ele retorna ao time após três partidas. Estava a serviço da seleção da Bolívia nas Elimintórias para a Copa de 2026 – até fez o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Brasil.
América-MG x Coritiba
- América-MG: Gustavo; Júlio César, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Fernando Amaral, Stênio e Elizari; Miguelito e William Bigode. Técnico: Alberto Valentim
- Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e João Almeida (Bruno Melo); Walisson, Sebá Gomez e Vini Paulista (Josué); Lucas Ronier, Gustavo Coutinho e Iury Castilho. Técnico: Mozart
- Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn (RS)
- Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, domingo, às 16 horas