Marcelino Moreno
Marcelino Moreno (Crédito: Robson Mafra)

Coritiba e América-MG se enfrentam nesta quarta-feira (dia 8) às 19 horas, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é um duelo para fugir da lanterna. O time mineiro está na última colocação, com 21 pontos. A equipe paranaense é a penúltima colocada, com 23 pontos.

O jogo terá transmissão do Premiere.

Até semana passada, o site Chancedegol determinava que o risco de rebaixamento do Coritiba e do América era o mesmo, acima de 99%. Agora, esse risco é determinado pelo site como “quase 100%”. Ou seja, só um milagre pode evitar a queda nessas últimas seis rodadas.

O América está há 11 partidas sem vencer — a última vitória foi em 3 de setembro, contra o Santos. Já o Coritiba vem de 13 derrotas e três vitórias nos últimos 16 jogos.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba fez três mudanças na lista de relacionados em comparação com o último jogo – derrota para o Goiás. Saíram da lista o volante Willian Farias, o centroavante Edu e o ponta Lucas Barbosa. Farias está suspenso por cartões amarelos. Os outros dois ficam de fora por decisão do técnico Thiago Kosloski.

Entraram nessas três vagas o zagueiro Jean Pedroso, o ponta Kaio César e o centroavante Slimani.

A tendência é que Slimani seja o titular, no lugar de Mauricio Garcez. Kaio e Jean devem começar no banco.

Por lesão, seguem fora os zagueiros Kuscevic e Thiago Dombroski e o volante Samaris.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Thiago Kosloski vinha usando o esquema tático 4-1-4-1 como base, com Willian Farias como único volante. A linha de quatro do meio-campo tem dois extremos (Marcelino Moreno na esquerda e Robson na direita) e dois jogadores centralizados (Bruno Gomes e Matheus Bianqui).

VOLANTE
A opção natural para o lugar de Farias seria o grego Samaris, mas ele não atua desde a 28ª rodada, em 22 de outubro, e não foi relacionado para o jogo em Belo Horizonte. Por característica, o substituto seria Fransérgio.

Como a fase de Fransérgio não é boa, Kosloski pode usar o 4-2-3-1, esquema usado no segundo tempo contra o Goiás. Nesse caso, o ponta Kaio César pode entrar na equipe, com Marcelino Moreno jogando centralizado na linha de três. A provável escalação nesse esquema seria Gabriel; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis; Bruno Gomes e Matheus Bianqui; Robson, Marcelino Moreno e Kaio César; Slimani.

ESP-Coxa-convocados
Os relacionados para o jogo contra o América (Crédito: Divulgação/Coritiba)

ESTRANGEIROS EM EVIDÊNCIA
Os dois times têm os estrangeiros em evidência no Brasileirão 2023. O melhor jogador do Coritiba na competição é o meia/extremo Marcelino Moreno, com nota média 6,96 no ranking WhoScored. E os três melhores do América nesse ranking são ‘gringos’: os meio-campistas argentinos Martín Benítez (29 anos, ex-Grêmio, São Paulo, Vasco e Independiente-ARG) e Emmanuel Martínez (29 anos, ex-Barcelona-EQU) e o centroavante uruguaio Mastriani (30 anos, ex-Barcelona-EQU).

Mastriani é o artilheiro do América-MG em 2023, com 20 gols em 38 jogos – 10 desses gols foram no Brasileirão. Benítez tem três gols e quatro assistências em 17 jogos no Brasileirão. Benítez tem um gol e quatro assistências em 30 jogos na competição.

As baixas no América são Aloísio, Everaldo, Rodriguinho, Matheusinho, Cazares, Nicolas e Rodrigo Varanda (lesionados), além de Alê (supenso).

AMÉRICA x CORITIBA
América:
Jori; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Maidana, Avelar e Marlon; Juninho, Martinez e Benítez; Mastriani e Felipe Azevedo. Técnico: Fabian Bustos
Coritiba: Gabriel; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis; Bruno Gomes e Matheus Bianqui; Robson, Marcelino Moreno e Kaio César; Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
TV: Premiere