Andrey não aceita propostas para deixar o Coritiba e nega ter se recusado a jogar a Série B

Silvio Rauth Filho
Andrey, do Coritiba

Andrey comemora gol pelo Coritiba (Crédito: Valquir Aureliano)

O volante Andrey, 25 anos, segue com o futuro indefinido. O jogador tem contrato com o Coritiba até dezembro de 2025, mas não vem sendo utilizado pelo técnico Guto Ferreira. Ele ainda não entrou em campo em 2024. Apenas ficou no banco em três jogos do Campeonato Paranaense 2024 (Azuriz, São Joseense e PSTC).

No Twitter, o jornalista Guto Marchiori, do GE, publicou que Andrey não quer disputar a Série B. O jogador respondeu a postagem e negou essa informação. Marchiori publicou que o volante “disse à diretoria que não ficaria na Série B”, que “empresário buscou clubes: Vitória e Criciúma queriam, mas ele não quis”, e que ele “treina, mas não é prioridade”. O jogador respondeu. “Tem só um coisa errada aí. Eu nunca disse que não ficaria pra série B”, afirmou.

Na entrevista coletiva após o empate em Londrina, Guto Ferreira recebeu como primeira pergunta a situação de Andrey. O treinador preferiu não dar muitos detalhes sobre o jogador e explicou que queria falar do jogo. “Primeira explicação, eu tenho que falar do jogo de hoje, né? Do Londrina. Se o Andrey não está relacionado, eu não deveria falar neste momento, antes de falar da partida. Mas o que a gente vem fazendo é gerindo o grupo e trazendo para os jogos aqueles que nesse momento estão em melhores condições”, declarou o técnico, sem dar mais detalhes.

Guto tem usado dois volantes na equipe em 2024. Um deles fica mais recuado e, em alguns estágios, faz a chamada ‘saída de três’ ao lado da dupla de zagueiros, liberando os dois laterais para avançar simultaneamente. Para essa posição, escalou Arilson ou Fransérgio. O outro volante faz um trabalho de ‘área a área’, com bastante liberdade ofensivo. O preferido do treinador até o momento é Vini Paulista, mas Geovane Meurer também se destacou nessa posição.

Em 2022, Andrey teve um início arrasador no Brasileirão jogando nessa posição de ‘área a área’. No entanto, sofreu grave lesão em maio, após a sétima rodada da Série A. Na época, era o melhor jogador da posição em ranking da competição.

Depois da contusão, Andrey só voltou a jogar em março de 2023 e não conseguiu se firmar na equipe. Somou 30 jogos no ano passado (12 como titular). Sua melhor atuação foi na vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, pela 33ª rodada do Brasileirão, jogando como um volante mais fixo e recuado.